Valores organizacionais: um estudo em uma empresa gaúcha

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Title: Valores organizacionais: um estudo em uma empresa gaúcha
Author: Pinto, Márcia Regina da Rosa
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo identificar se existe alinhamento entre os valores organizacionais reais e desejáveis em uma empresa gaúcha, obtendo-se como referência dois níveis hierárquicos: estratégico e tático. A tentativa é que esse estudo possa contribuir com a organização para um reconhecimento de seus valores reais e desejáveis, visando a perceber o grau de interação ou distanciamento entre ambos. Para alcançar o objetivo proposto realizouse uma pesquisa aplicada, de cunho quantitativo, utilizando-se de uma amostra intencional e de cunho qualitativo, exploratório e descritivo. A pesquisa está classificada como bibliográfica, documental, levantamento e estudo de caso. Para o levantamento dos dados utilizou-se um questionário-padrão denominado Inventário de Valores Organizacionais, composto por 36 itens, seguidos de uma escala com sete pontos de zero a seis. Em todos os itens considerou-se o grau de prevalência da resposta nas opções real e desejável. Para analisar os dados selecionou-se o modelo cultural dos tipos motivacionais divididos em três dimensões bipolares: autonomia versus conservadorismo; hierarquia versus igualitarismo; domínio versus harmonia (TAMAYO, apud Siqueira, 2008). Conforme o objetivo proposto constata-se nos resultados, por um lado a aproximação de um equilíbrio entre os valores reais e desejáveis pela organização e, por outro a necessidade de se tornar concretos alguns valores que predominam no campo do desejável. No nível tático observou-se maior desejo pela autonomia e igualitarismo, nas duas primeiras dimensões bipolares. Enquanto o nível estratégico manifestou maior desejo pelo conservadorismo e hierarquia. Havendo interesse de ambos os níveis pela harmonia. Portanto, confirma-se um desalinhamento de valores reais e desejáveis na organização, o que gera certa preocupação devido ao impacto que o mesmo poderá ter em médio e longo prazo sobre os objetivos e resultados que a empresa deseja atingir.
Description: 21 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1152
Date: 2012-09-06

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