As ações de responsabilidade social corporativa frente ao comportamento do consumidor: estudo de caso em um frigorífico da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

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As ações de responsabilidade social corporativa frente ao comportamento do consumidor: estudo de caso em um frigorífico da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

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Title: As ações de responsabilidade social corporativa frente ao comportamento do consumidor: estudo de caso em um frigorífico da Região Noroeste do Rio Grande do Sul
Author: Renz, Cintia Lisiane da Silva
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar a influência das ações de Responsabilidade Social Corporativa implementadas pelas organizações na decisão de compra dos consumidores. O estudo de caso foi realizado em uma unidade frigorífica processadora de produtos cárneos, localizada no Rio grande do Sul, sendo entrevistados gestores com o objetivo de identificar as ações desenvolvidas e os diferenciais que essas ações poderiam gerar na motivação de compra do consumidor, bem como o grau de aderência das ações de Responsabilidade Social nas estratégias da empresa. De posse das premissas dos gestores e das ações já realizadas e de uma amostra de consumidores atuantes na docência, investigou-se a percepção dos consumidores e como os elementos de responsabilidade social influenciam na decisão de compra. Os resultados da pesquisa demonstraram que há uma tendência positiva dos consumidores em considerar o nível de responsabilidade social das empresas em suas decisões de compra, e que alguns consumidores estão dispostos a pagar mais pelos produtos se souberem dos benefícios gerados por estas ações. No caso do perfil do consumidor pesquisado, docentes com formação escolar elevada, esperava-se uma convicção maior sob o ponto de vista ético, pelo fato de ocuparem um cargo profissional propício a informações, discussões e teorizações acerca do tema. Há evidências que as respostas dos entrevistados atendem muito mais um posicionamento politicamente correto do que efetivamente o é na prática, parecendo haver, na dimensão da consciência, um grau mais elevado de preocupação e desejabilidade com as questões socioambientais, o que não se realiza de fato no momento da efetivação da compra. Ou seja, quando do questionamento sobre uma ação de compra, a posição mais radical com relação às questões socioambientais (“nunca” ou “sempre”), o comportamento é suavizado em sua convicção (“raramente”, “às vezes” e “quase sempre”). Pode-se inferir para esta amostra, à vista dos resultados da pesquisa empreendida, que apesar dos elementos de responsabilidade socioambiental manifestarem-se timidamente na intenção de compra dos consumidores entrevistados, estes elementos estão fortemente ligados à legitimação e aceitação da empresa por parte dos consumidores. A pesquisa sinalizou uma predisposição dos consumidores em incorporarem politicamente em suas mentes elementos de responsabilidade social. Os resultados da pesquisa indicam que as ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela empresa contribuem muito mais na busca e manutenção de legitimação da empresa do que como um diferencial competitivo.
Description: 155 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1198
Date: 2012-09-11

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