Alguns entendimentos do número racional na representação fracionária produzidos por alunos no início do 6º ano

DSpace/Manakin Repository

Alguns entendimentos do número racional na representação fracionária produzidos por alunos no início do 6º ano

Show full item record

Title: Alguns entendimentos do número racional na representação fracionária produzidos por alunos no início do 6º ano
Author: Gaviraghi, Analucia
Abstract: O foco central da pesquisa que fundamenta a presente escrita é o entendimento do conceito de números racionais na sua representação fracionária na relação parte-todo. A referida pesquisa se faz ao investigar: Quais as significações que alunos do 6º ano de uma escola da rede municipal do interior do município de Coronel Bicaco – RS – apresentam em relação ao conceito do número racional na representação fracionária, ideia parte-todo? A pesquisa se faz numa abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso. Os dados empíricos são produzidos a partir da proposição de oito questões que envolveram os três modelos propostos por Walle (2009), ao considerar a representação fracionária – ideia parte-todo: modelos de área ou de região, modelo de comprimento ou medida e modelos de conjunto, e do recorte de um pequeno episódio – gravado e transcrito –, obtido no desenvolvimento das questões. As análises fazem-se a partir de diálogos estabelecidos com referenciais teóricos baseados em Vigotski (2001), Caraça (2002) e Walle (2009). Os dados coletados revelam que os alunos demonstram algumas apropriações, considerando a significação do número racional na sua representação fracionária, ideia parte-todo.
Description: 53 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1620
Date: 2013-04-19

Files in this item

Files Size Format View Description
Monografia Pedagogia_ ANALUCIA GAVIRAGHI.pdf 919.9Kb PDF View/Open Monografia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account