Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária

DSpace/Manakin Repository

Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária

Show full item record

Title: Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária
Author: Dias, Isabel Cristina
Abstract: Esta monografia intitulada Educação Infantil e a Relação Professora- Crianças: uma Interlocução Necessária busca entender a influência do relacionamento entre professor e aluno no cotidiano escolar. Enfatiza também as relações afetivas em sala de aula e coloca este relacionamento como um desafio para o educador pós-moderno, devendo este agir de forma que expresse o seu interesse pela aprendizagem, e assim respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a aprendizagem. A pesquisa justifica-se pela necessidade de produzir elementos que contribuam para a docência que ora estou me constituindo. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa são as teorias e autores que defendem a criança, como sujeito de direitos- produto e produtora de culturas, destacando Sonia Kramer, Manuel Sarmento e Miguel Arroyo. A metodologia de pesquisa empregada foi exclusivamente bibliográfica, apesar de buscar relações com o processo de formação acadêmica. As leituras indicam que o relacionamento professora- criança é de suma importância e, que para o professor estabelecer uma relação efetiva social e cognitiva, precisa de sólida formação, clareza do seu entendimento de criança, infância e aprendizagem. Estas apontam que, o querer saber e de ter desejo de aprender, são condições primeiras para que a criança possa de fato se constituir como sujeito e produzir aprendizagens significativas. A pesquisa permitirá compreender o conhecimento sobre a infância, a educação infantil e a formação do professor, assim como também a relação professor-aluno, o que auxiliará não só na discussão sobre o problema, mas para apontar as posturas existentes, implementando novos comportamentos e ações no que diz respeito aos pressupostos de sustentação, nas escolas, no que se refere à relação professor/aluno em suas múltiplas determinações.
Description: 27 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1758
Date: 2013-08-29

Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Isabel última versão.pdf 172.5Kb PDF View/Open Monografia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account