Inclusão e formação de docente

DSpace/Manakin Repository

Inclusão e formação de docente

Show full item record

Title: Inclusão e formação de docente
Author: Ribeiro, Maria Gaudina Belon
Abstract: Este trabalho monográfico tem por objetivo estudar e compreender o paradigma da inclusão relacionando com a formação docente, verificando a formação inicial e continuada dos profissionais docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escola regular, bem como observar as práticas escolares no que tange a inclusão. Para obter os dados necessários para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a inclusão e a formação docente, posteriormente um questionário com três professoras da rede municipal e Coronel Bicaco, atuantes no sistema regular de ensino e que tem alunos com deficiência matriculados em suas salas de aula. Após ter realizado este estudo evidenciamos que a inclusão é um desafio, que somente será vencido quando os professores aceitarem a inclusão de alunos especiais nas classes regulares do ensino. A realidade escolar e seus profissionais se dizem não estar preparados para atender estes alunos porque entendem que no seu processo de formação tiveram nenhuma ou pouca informação sobre este assunto. Percebe-se que estes estão divididos entre aceitar a inclusão e permanecer do jeito que está. Por fim, acredita-se que para a inclusão realmente ocorrer é indispensável uma mudança nas formas de pensar, nas práticas e na organização do ensino na escola regular, para com isso garantir o aceso de todos os alunos na escola, sua aprendizagem e permanência.
Description: 34 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1759
Date: 2013-08-29

Files in this item

Files Size Format View Description
Maria Gaudina Belon Ribeiro.pdf 159.5Kb PDF View/Open Monografia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account