Aprendizagens matemáticas desenvolvidas em ambiente de investigação estatística

DSpace/Manakin Repository

Aprendizagens matemáticas desenvolvidas em ambiente de investigação estatística

Show full item record

Title: Aprendizagens matemáticas desenvolvidas em ambiente de investigação estatística
Author: Avi, Emanueli Bandeira
Abstract: Esta pesquisa aborda as aprendizagens, considerando que aprender matemática é envolver-se em tarefas matemáticas que possibilitem ao aluno explorar as relações existentes entre diferentes conhecimentos matemáticos. Nesta perspectiva as atividades investigativas podem ser consideradas uma importante ferramenta que possibilita o envolvimento dos alunos na construção de aprendizagens matemáticas. Através da pergunta norteadora: “Quais são as aprendizagens mobilizadas por atividades de investigação estatística e articuladas pelas linguagens dos alunos, nos processos interativos de significação de conceitos estatísticos e matemáticos?” Os dados relativos à pesquisa são provindos de um grupo de interação composto por treze alunos voluntários da oitava série do ensino fundamental, com os quais foram realizados dez encontros norteados por atividades de investigação matemática estruturadas com base nas teorias de Ponte, Brocado e Oliveira (2003). Os dados empíricos são analisados com vistas à teoria histórico–cultural desenvolvida por Vigotski, principalmente as ideias de mediação, significação de conceitos e interação, ampliando as discussões e articulando as ideias com outros autores. As reflexões sobre a vivência apontam que as investigações estatísticas podem possibilitar a negociação de aprendizagens estruturadas por meio da compreensão de sentidos e significados de conceitos matemáticos estabelecidos a partir da interação entre alunos e da mediação de colegas e professora. Apontam ainda que a aprendizagem de conceitos estatísticos e para além da estatística podem ser negociados a partir de processos de abstração e generalização e significados dentro de sistemas conceituais que constituem a matemática como ciência, caracterizando as investigações estatísticas possibilitam a interação, a significação de conceitos e o envolvimento dos alunos no levantamento de conjecturas, teste destas conjecturas, negociação das estratégias utilizadas, representação e argumentação, e para tanto, potenciais para o desenvolvimento destas aprendizagens.
Description: 108 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1838
Date: 2013-11-04

Files in this item

Files Size Format View Description
Emanueli Bandeira Avi.pdf 848.3Kb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account