Impacto do alto tráfego em pavimento dimensionado para baixo tráfego - estudo de caso: Coronel Barros/RS

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Impacto do alto tráfego em pavimento dimensionado para baixo tráfego - estudo de caso: Coronel Barros/RS

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Title: Impacto do alto tráfego em pavimento dimensionado para baixo tráfego - estudo de caso: Coronel Barros/RS
Author: Hermes, Thiago Breunig
Abstract: Atualmente, a taxa de crescimento da frota de veículos comerciais vem aumentando consideravelmente, bem mais do que previsto na época em que a grande maioria das nossas rodovias foram projetadas e executadas, efeito disto são pavimentos deteriorados precocemente e com uma grande diversidade de patologias. Este é o principal motivo que preocupa os responsáveis pela manutenção destas vias. Com isso, o conhecimento dos efeitos patológicos que estas cargas geram é crucial para tomar as soluções corretas, sejam para corrigir erros funcionais ou estruturais dos pavimentos, diminuindo tempo e custos. Este trabalho relata as patologias que mais são encontradas nos revestimentos de misturas asfálticas utilizadas em nossas estradas, e com isso, é realizada uma análise do comportamento de um pavimento utilizado como desvio da BR-285 em Cel. Barros/RS. Esse segmento estudado, foi projetado para suportar a fadiga, ruptura das camadas granulares e deformação permanente para um volume de tráfego de 7,8 x 10^5 (USACE) para o período de 10 anos, valor muito menos das solicitações geradas pela rodovia que resulta em um N de 2,9 x 10^7 para o mesmo período, a partir disto, o dimensionamento do pavimento do desvio resultou camadas menos espessas e resistentes para suportar tal volume de tráfego. Através desta consideração, foi realizado num período de aproximadamente 200 dias na qual o segmento do desvio foi exposto a esse alto volume de tráfego, avaliações de todas as patologias ocorridas no pavimento, macrotextura, vida de fadiga e evolução dos afundamentos nas trilhas de rodas numa periodicidade de 15 dias. As linhas de tendência para a estimativa da deformação permanente e vida de fadiga, podem ser usados como ferramenta no Sistema de Gerencia de Pavimentos (SGP), com o intuito de prever o momento na qual o pavimento deverá sofrer intervenções garantindo a segurança dos usuários. Devido as patologias precoces e a alta evolução das deformações geradas no pavimento dimensionado para baixo tráfego, este trabalho demonstra a importância da previsão das cargas que um determinado pavimento será solicitado, levando isso em consideração para seu dimensionamento, evitando assim a ocorrência precoce dessas patologias que tanto estão presentes em nossas rodovias.
Description: 81 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2134
Date: 2014-03-18

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