Comunicação na educação: um estudo com professores e alunos de Ijuí

DSpace/Manakin Repository

Comunicação na educação: um estudo com professores e alunos de Ijuí

Show full item record

Title: Comunicação na educação: um estudo com professores e alunos de Ijuí
Author: Ketzer, Araciele Maria
Abstract: A comunicação está presente em todas as práticas sociais, constituindo-se como peça fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A revolução dos meios de comunicação de massa, do acesso à informação e do alcance das tecnologias define a mídia como agência socializadora, presente em todos os segmentos. Este contexto deu origem a um novo campo do conhecimento, a educomunicação, que associa as áreas da comunicação à educação. Apesar dos diversos estudos que estão sendo realizados, esta área ainda é pouco conhecida. O objetivo deste trabalho foi produzir um diagnóstico sobre a educomunicação no município de Ijuí-RS, e a partir disso, avaliar como professores e alunos vêem a prática de usar os meios de comunicação para promover o conhecimento. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, realizado com 50 alunos de uma escola municipal, 50 alunos de uma escola estadual e 50 alunos de uma escola particular, somando um total de 150 estudantes. Além disso, outro questionário foi aplicado a 12 professores, subdividos da mesma forma. O suporte teórico foi a Teoria da Recepção e conceitos relacionados à educomunicação. O resultado da análise revela um cenário aberto às práticas educomunicativas, mas, ao mesmo tempo, uma cultura de ensino tradicional, com a qual os alunos não se identificam mais.
Description: 93 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2252
Date: 2014-06-04

Files in this item

Files Size Format View Description
Monografia Araciele Final.pdf 490.9Kb PDF View/Open Monografia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account