Educação em saúde: a influência das orientações recebidas no serviço público de saúde no comportamento dos pacientes hipertensos

DSpace/Manakin Repository

Educação em saúde: a influência das orientações recebidas no serviço público de saúde no comportamento dos pacientes hipertensos

Show full item record

Title: Educação em saúde: a influência das orientações recebidas no serviço público de saúde no comportamento dos pacientes hipertensos
Author: Kerber, Jeferson Luis
Abstract: O presente estudo tem como tema geral a educação em saúde no âmbito da hipertensão arterial sistêmica. Uma doença crônica silenciosa, mas determinante que pode gerar diversas complicações à saúde, estando fortemente relacionada ao estilo de vida. A realização deste estudo tem com finalidade analisar quais são as influências das orientações recebidas no serviço público de saúde no comportamento dos pacientes hipertensos de uma unidade básica de saúde do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, que utilizam somente do serviço público de saúde para seu devido tratamento e qual a conduta dos pacientes frente à educação em saúde recebida. Portanto, desenvolveu-se um estudo descritivo, de campo, com cunho qualitativo e quantitativo. Com participação na amostra, foram utilizados 42 pacientes da unidade básica Estratégia Saúde da Família (ESF) com faixa etária entre 34 anos e 78 anos, bem como 2 profissionais da saúde responsáveis pelo grupo. Foram seguidos alguns critérios para escolha da amostra dos pacientes: a mesma foi composta de maneira aleatória, porém só poderiam fazer parte dela àqueles que tinham realizado o diagnóstico da doença com um prazo maior que 5 anos e ser exclusivamente usuário do serviço público de saúde para tratamento da doença. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas, realizando-se um pré-teste do mesmo para estabelecer uma segurança antes de aplicá-lo e também por meio de entrevista semiestruturada. Os questionários foram aplicados aos pacientes, buscando com cunho quantitativo mostrar em números os resultados para fins de triangulação dos mesmos. Por outro lado, as entrevistas com os profissionais teve a mesma linha de questionamento utilizada aos pacientes, mas de forma semiestruturada com cunho qualitativo. Os dados foram analisados e transcritos, sendo em parte expressos por meio de gráficos, os quais evidenciam a natureza das orientações recebidas pelos profissionais responsáveis, seguindo com os resultados obtidos com as orientações oferecidas aos pacientes e por sua vez uma comparação da equivalência das duas. Ao partir da análise dos dados, foram estabelecidos alguns comparativos com estudos semelhantes, propondo observar de que maneira está sendo tratada a educação em saúde nas unidades básicas de saúde. Por meio do estudo foram constatados dados referentes à influência das orientações recebidas na referente unidade básica. Assim, ressalva-se uma ênfase dada ao tratamento medicamentoso por parte dos profissionais de saúde, medidas dadas pela comparação dos dados dos pacientes e dos profissionais, os quais preconizam uma preocupação na educação em saúde com o uso do medicamento, favorecendo muito pouco na mudança cultural em relação ao estilo de vida. A cada dia que passa um número alto de pessoas optam em buscar ajuda no Sistema Único de Saúde (SUS) para seus devidos tratamentos, mas em grande parte acabam minimizando a doença com o uso de medicamentos, ficando com menor importância a alimentação e o exercício físico. Cabe ressaltar os inúmeros fatores que dificultam realizar a educação em saúde integral, dentre elas emerge a falta de uma equipe multidisciplinar adequada para qualificar o atendimento prestado, fazendo com que as pessoas optem em mudarem seus estilos de vida. Destaca-se, a falta de um educador físico no contexto da equipe multidisciplinar, para que no âmbito da educação em saúde aconteça um educar de forma a ir além da assistência curativa, proporcionando-os prioridades nas intervenções preventivas voltada a melhorias nas práticas educativas.
Description: 53 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2674
Date: 2015-03-26

Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Jeferson Luis Kerber FINAL.pdf 1.081Mb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account