Família e educação: uma reflexão acerca da formação do homem, da formação do cidadão

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Title: Família e educação: uma reflexão acerca da formação do homem, da formação do cidadão
Author: Weiler, Silvana Luzia
Abstract: Os avanços tecnológicos, e em todos os campos do conhecimento, ampliaram significativamente os espaços de educação para crianças e jovens, complexificando o debate inconcluso que herdamos da modernidade quanto à responsabilização da família e da escola na educação dos novos cidadãos. A partir deste estudo reflexivo aperfeiçoou-se a compreensão de ser ainda no espaço privado, na família, independente de suas recombinações, e na escola, no espaço de interposição entre o domínio público e privado, que serão desenvolvidos, cada qual a seu tempo, os aportes emocionais, intelectuais e morais para o desenvolvimento de um sujeito que corresponda às exigências de uma sociedade republicana, em especial no que diz respeito à constituição da autonomia, condição da emancipação humana pelo exercício consciente da cidadania. Para o desenvolvimento deste percurso investigativo são evocados como interlocutores as elaborações de Savater, Condorcet, Hannah Arendt, Kant e Todorov, uma vez que seus textos reafirmam a educação familiar como potencializadora das primeiras virtudes humanas e semente do pensamento humanitário e, como segmento seguinte, a instrução pública como único caminho da igualdade e liberdade capaz de romper preconceitos e verdades arraigados às culturas através de aprendizagens que se reflexionam. Através do livre exercício da razão é permitido ao ser humano conquistar e manter a autonomia, escapar da servidão, da tirania e de toda dependência humilhante na vida cotidiana, avançando no processo emancipatório e civilizador. É no espaço familiar que o novo ser deve ser sensibilizado à dor alheia e prestar atenção aos outros, enquanto que através da instrução será levado a desenvolver racionalmente ideias morais, condição para bem determinar o seu caminho. Desta forma, as instituições família e escola, numa relação de interdependência e intercomplementariedade, estarão preparando os sujeitos para os valores universais da humanidade, oportunizando a evolução do espírito humano e o desenvolvimento de esperança às novas gerações salvas do obscurantismo que conduz à tirania e a ruína.
Description: 90 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/278
Date: 2011-11-28

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Silvana Luzia Weiler.pdf 608.2Kb PDF View/Open Dissertação

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