"Estado da arte" e coletivos de pensamento da pesquisa sobre o livro didático no Brasil

DSpace/Manakin Repository

"Estado da arte" e coletivos de pensamento da pesquisa sobre o livro didático no Brasil

Show full item record

Title: "Estado da arte" e coletivos de pensamento da pesquisa sobre o livro didático no Brasil
Author: Emmel, Rúbia
Abstract: O trabalho analisou as pesquisas sobre o livro didático, em artigos publicados na base de dados de revistas indexadas no Scielo e de eventos: ENDIPE, ENPEC e ANPED, de 1999 a 2010. Apoiando-se nas categorias da epistemologia de Fleck (1986), para compreender as contribuições dos autores das publicações sobre Livro Didático, apresentadas em eventos e periódicos, na constituição dos estilos e coletivos de pensamento que caracterizam a pesquisa do tema. Com base na leitura dos artigos, através da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007) foram identificadas 20 temáticas de pesquisa. O estudo possibilitou a análise e a identificação de um grande grupo de autores dos artigos que também estão referenciados nestes, constituindo eixos centrais. Os autores referenciais utilizados nos trabalhos analisados formaram 4 coletivos de pensamento: conceitos, currículo, pesquisa em/sobre livro didático e metodologia; merecendo destaque um grupo de referências, que são os próprios livros didáticos analisados nas pesquisas. A construção de categorias temáticas acerca do livro didático, apresentada neste estudo, se fez a partir da vontade de fortalecer as pesquisas acerca do livro didático na perspectiva de melhor compreender a formação de professores, suas teorizações e seus conhecimentos, possibilitando rever conceitos e estabelecer outros vários. Após a análise, o que se percebe é que os artigos demonstram que há preocupação de se estabelecer conceitos, conteúdos e diferentes olhares que contribuam para a construção de novos estudos, que apontem novas perspectivas, vislumbrando a formação de professores capazes de ressignificar o livro didático, fomentando os saberes e os fazeres dos sujeitos que fazem uso deste recurso. Assim, percebe-se a necessidade de novas pesquisas de cunho epistemológico sobre o livro didático, para que seja possível estabelecer consciência das complicações no estilo de pensamento dos pesquisadores sobre este tema e as consequentes transformações.
Description: 99 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/282
Date: 2011-11-28

Files in this item

Files Size Format View Description
RUBIA EMMEL.pdf 595.6Kb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account