Estratégias de ensino e interações em aulas de física e química no ensino médio com foco na educação ambiental

DSpace/Manakin Repository

Estratégias de ensino e interações em aulas de física e química no ensino médio com foco na educação ambiental

Show full item record

Title: Estratégias de ensino e interações em aulas de física e química no ensino médio com foco na educação ambiental
Author: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Abstract: O presente trabalho apresenta e analisa resultados de uma pesquisa qualitativa com caráter de pesquisa-ação, na qual a pesquisadora é a própria professora que atua no processo educacional investigado, com vistas a analisar Estratégias de Ensino (EE) e interações em aulas de física e química numa turma do 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual. Na investigação, a atenção foi direcionada para a potencialidade de articulação da Educação Ambiental (EA) em estudos sobre fontes de energia usadas e alternativas. Para melhor situar e entender a prática educativa foi realizada uma análise documental relacionada ao espaçotempo escolar, quanto à EA, com foco no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, nos Planos de Ensino (PE) de física e química de responsabilidade da professora, e em Livros Didáticos. Os dados referentes às aulas foram construídos a partir de registros (em vídeo) das interações dos sujeitos em sala de aula, seguidos de transcrições e olhares reflexivos, para analisar o ensino durante dezesseis aulas, em cada disciplina. Foram procedidos recortes nas transcrições, tendo sido construídos quatro episódios registrados durante seis aulas de física e três episódios durante três aulas de química, com foco na EA. Discute-se o papel social da escola e do professor, aspectos históricos da temática ambiental e do referencial históricocultural como suporte teórico da reflexão sobre o ensino de conceitos e a possível contribuição no desenvolvimento da consciência ecológica. A explicitação dos procedimentos metodológicos da pesquisa parte de uma abordagem contextualizada da prática docente da professora. Os resultados dizem respeito ao entrelaçamento da EA no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ao se trabalhar criticamente os conteúdos, com participação ativa dos estudantes. Para isso, corrobora-se o entendimento de que os sujeitos são constituídos nas interações ao longo das práticas sociais. Assim imbricadas nos coletivos organizados, as práticas curriculares relacionam-se ao PPP, aos PE e às EE. Argumenta-se em defesa de mudanças na/da cultura escolar, tendo como foco o desenvolvimento de interações capazes de articular conceitos escolares com ações de EA, num planeta de fluxos energéticos e condições de sobrevivência frágeis e finitas.
Description: 161 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/285
Date: 2011-11-29

Files in this item

Files Size Format View Description
ROSANGELA UHMANN.pdf 1.895Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account