O desafio ético da educação escolar na era planetária: contribuições da complexidade para repensar a ética

DSpace/Manakin Repository

O desafio ético da educação escolar na era planetária: contribuições da complexidade para repensar a ética

Show full item record

Title: O desafio ético da educação escolar na era planetária: contribuições da complexidade para repensar a ética
Author: Grzeca, Francini Carla
Abstract: Esta dissertação tem o objetivo de trazer para o debate educativo a temática da dimensão ética da educação necessária tendo em vista as novas características da sociedade planetária sob a perspectiva da complexidade. Tendo como referencial básico a obra de Edgar Morin e seus comentadores a pesquisa buscou analisar e compreender as principais categorias do pensamento complexo para então repensar a ética considerando a complexidade inerente a ela. Para Morin a ética necessária é a antropoética, a ética propriamente humana que emerge da consciência da trindade indivíduo/espécie/sociedade da condição humana. A aposta do autor é que esta ética possa levar o ser humano e a humanidade toda a pensar e agir segundo os princípios de compreensão e solidariedade. No entanto, Morin alerta que para o desenvolvimento desta ética é necessário realizar a reforma do pensamento e concomitantemente, da educação escolar.
Description: 76 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/286
Date: 2011-11-29

Files in this item

Files Size Format View Description
Francini Carla Grzeca.pdf 397.3Kb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account