Dôcencia em educação física na escola pública: compreendendo as causas do desinvestimento profissional

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Dôcencia em educação física na escola pública: compreendendo as causas do desinvestimento profissional

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dc.contributor.author Uhde, Jéssica Patricia
dc.date.accessioned 2015-09-15T14:43:36Z
dc.date.available 2015
dc.date.available 2015-09-15T14:43:36Z
dc.date.issued 2015-09-15
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2932
dc.description 70 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca analisar como ocorre o processo de desinvestimento profissional de uma professora de Educação Física da escola pública, compreendendo as possíveis causas do seu desinvestimento profissional. Essa preocupação desenvolveu-se a partir do estágio acadêmico curricular II, pois não basta estudar novas concepções de ensino se os profissionais da área nas escolas estão doentes ou adoecendo. Precisamos assim investigar a realidade na escola pública para entendê-la e intervir de forma certa no processo de desinvestimento da Educação Física escolar, para que essa disciplina não seja retirada das escolas, ou seja, feito mais cortes de horário e profissionais. A pesquisa constitui-se de observações das aulas da professora através de diário de campo, de uma entrevista semiestruturada e a análise dos documentos da escola. Com objetivo principal de identificar e discutir os elementos que influenciam neste processo, se originou por experiências negativas de atuação docente e quais foram e em qual momento ocorreram, etc. Ou seja, tentaremos explanar como a profissional construiu sua identidade docente, quais as razões por sua prática ser desta forma, tentando contrapor o imaginário popular de que os professores não fazem aulas melhores por que simplesmente “não querem”. Buscamos conhecer a fundo este fenômeno complexo resultante de um emaranhado de fatores para dar voz aos profissionais que são julgados e condenados como “professores bola” ou até desinteressados. Sendo que poderemos perceber que o de conhecimento teórico que a profissional possui não é suficiente para que a mesma tenha condições de planejar e executar uma boa aula. Sendo a formação inicial fraca e a falta de um acompanhamento pedagógico por parte da direção agravantes deste processo de desinvestimento pedagógico. A cultura escolar de desvalorização do componente curricular da Educação Física agrava a situação dos profissionais da área, que a todo momento buscam um reconhecimento pelo seu trabalho. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências da Saúde pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Abandono docente pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Dôcencia em educação física na escola pública: compreendendo as causas do desinvestimento profissional pt_BR
dc.type TCC pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Antunes, Fabiana Ritter

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Jéssica Patricia Uhde.pdf 339.8Kb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

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