Gadamer: interpretação, educação e ensino da arte

DSpace/Manakin Repository

Gadamer: interpretação, educação e ensino da arte

Show simple item record

dc.contributor.author Neubauer, Vanessa Steigleder
dc.date.accessioned 2011-11-30T11:47:02Z
dc.date.available 2010
dc.date.available 2011-11-30T11:47:02Z
dc.date.issued 2011-11-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/294
dc.description 74 f. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo percorre assuntos relacionados ao ensino da arte na perspectiva da hermenêutica filosófica de Gadamer; entre outros, os seguintes: linguagem; conversação autêntica; experiência; jogo hermenêutico; tradição; historicidade; précompreensão e julgamento. Em seus textos, Gadamer destaca que não podemos reduzir a linguagem, como foi comum no pensamento da tradição, a um veículo do pensamento, pois isso implica, entre outras consequências, supor que a cognição é superior à linguagem que a expressa. Para o autor, a linguagem é o que confere o caráter comum de um mundo, ainda que seja somente um mundo jogado. A linguagem se constitui por uma unidade especulativa que contém a distinção entre ser em si e representar-se. Em suas considerações sobre questões de método, de análise crítica de uma interpretação cientificista e da consciência estética, Gadamer problematiza as concepções de linguagem e de interpretação. Ao retomar tais temas, apresenta questões fundamentais para pensarmos sobre a experiência da obra de arte e sua interpretação, seja no que diz respeito a um texto literário, a uma partitura musical ou a uma peça de teatro. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Interpretação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino da arte pt_BR
dc.title Gadamer: interpretação, educação e ensino da arte pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Garcia, Cláudio Boeira

Files in this item

Files Size Format View Description
Vanessa Steiglder Neubauer.pdf 659.1Kb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account