Processo de significação conceitual de práticas de enfermagem em curso técnico: perspectiva histórico-cultural

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Title: Processo de significação conceitual de práticas de enfermagem em curso técnico: perspectiva histórico-cultural
Author: Mattos, Carine Magalhães Zanchi de
Abstract: Este trabalho teve como finalidade compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem e as influências da interação social sobre ele, considerando as teorias vigotskianas em um curso de formação de profissionais Técnicos de Enfermagem, tendo como perspectiva a revisão da prática pedagógica do docente enfermeiro e com isso estimular os alunos, instigando seu senso crítico e a tomada de consciência na realização de suas atividades diárias. O estudo teve como objetivos específicos: analisar o processo de ensino e aprendizagem a partir da evolução dos conceitos e da influência das interações em sala de aula, e perceber as implicações na constituição do profissional enfermeiro docente ocasionadas pelas reflexões sobe o preparo pedagógico. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso, com abordagem microgenética que, segundo Góes (2000), está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos. As aulas selecionadas para a pesquisa corresponderam ao componente curricular denominado Vigilância Sanitária (VISA) de um Curso Técnico de Enfermagem de uma escola particular do município de Ijuí. O grupo constituiu-se pela docente enfermeira (pesquisadora) e 34 alunas, que trabalhavam durante o dia e cursavam o componente curricular à noite, totalizando nove aulas (uma por semana). As aulas foram videogravadas e transcritas com a escolha dos episódios interativos para análise do processo de ensino e aprendizagem, fundamentado na evolução dos conceitos. Os aspectos éticos foram respeitados conforme a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde com o consentimento das alunas em participar da pesquisa. A análise das aulas, realizada conforme episódios transcritos, revela a compreensão do processo de ensino e aprendizagem a partir da evolução dos conceitos, em que as interações sociais entre a professora e a turma foram significativas para a aprendizagem, e, precisam ser mediadas adequadamente para enfocar os conceitos a serem sistematizados. A sistematização e evolução dos conceitos foi evidenciada e acompanhada da intervenção pedagógica que propiciou maior apropriação de alguns conceitos fundamentais do componente pelas alunas. Noutros momentos, porém alguns conceitos científicos não foram apreendidos pela turma, pela falta de retomada pela professora. Este trabalho mostra a importância das interações pedagógicas ocorridas em sala de aula e da atenção dada pela docente para as mesma de maneira a facilitar a construção de novos significados para os conceitos científicos necessários a compreensão da vigilância sanitária no exercício profissional de técnico em enfermagem. É fundamental a formação de uma 5 nova consciência pelos técnicos ao apropriarem-se do conhecimento científico específico, que lhes possibilitará maior responsabilidade na realização dos procedimentos de enfermagem impedindo a mecanização e proporcionando a qualificação da assistência.
Description: 113 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/307
Date: 2011-11-30

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