Processo de significação conceitual de práticas de enfermagem em curso técnico: perspectiva histórico-cultural

DSpace/Manakin Repository

Processo de significação conceitual de práticas de enfermagem em curso técnico: perspectiva histórico-cultural

Show simple item record

dc.contributor.author Mattos, Carine Magalhães Zanchi de
dc.date.accessioned 2011-11-30T16:30:20Z
dc.date.available 2010
dc.date.available 2011-11-30T16:30:20Z
dc.date.issued 2011-11-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/307
dc.description 113 f. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como finalidade compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem e as influências da interação social sobre ele, considerando as teorias vigotskianas em um curso de formação de profissionais Técnicos de Enfermagem, tendo como perspectiva a revisão da prática pedagógica do docente enfermeiro e com isso estimular os alunos, instigando seu senso crítico e a tomada de consciência na realização de suas atividades diárias. O estudo teve como objetivos específicos: analisar o processo de ensino e aprendizagem a partir da evolução dos conceitos e da influência das interações em sala de aula, e perceber as implicações na constituição do profissional enfermeiro docente ocasionadas pelas reflexões sobe o preparo pedagógico. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso, com abordagem microgenética que, segundo Góes (2000), está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos. As aulas selecionadas para a pesquisa corresponderam ao componente curricular denominado Vigilância Sanitária (VISA) de um Curso Técnico de Enfermagem de uma escola particular do município de Ijuí. O grupo constituiu-se pela docente enfermeira (pesquisadora) e 34 alunas, que trabalhavam durante o dia e cursavam o componente curricular à noite, totalizando nove aulas (uma por semana). As aulas foram videogravadas e transcritas com a escolha dos episódios interativos para análise do processo de ensino e aprendizagem, fundamentado na evolução dos conceitos. Os aspectos éticos foram respeitados conforme a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde com o consentimento das alunas em participar da pesquisa. A análise das aulas, realizada conforme episódios transcritos, revela a compreensão do processo de ensino e aprendizagem a partir da evolução dos conceitos, em que as interações sociais entre a professora e a turma foram significativas para a aprendizagem, e, precisam ser mediadas adequadamente para enfocar os conceitos a serem sistematizados. A sistematização e evolução dos conceitos foi evidenciada e acompanhada da intervenção pedagógica que propiciou maior apropriação de alguns conceitos fundamentais do componente pelas alunas. Noutros momentos, porém alguns conceitos científicos não foram apreendidos pela turma, pela falta de retomada pela professora. Este trabalho mostra a importância das interações pedagógicas ocorridas em sala de aula e da atenção dada pela docente para as mesma de maneira a facilitar a construção de novos significados para os conceitos científicos necessários a compreensão da vigilância sanitária no exercício profissional de técnico em enfermagem. É fundamental a formação de uma 5 nova consciência pelos técnicos ao apropriarem-se do conhecimento científico específico, que lhes possibilitará maior responsabilidade na realização dos procedimentos de enfermagem impedindo a mecanização e proporcionando a qualificação da assistência. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Interação social pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Evolução conceitual pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Processo de significação conceitual de práticas de enfermagem em curso técnico: perspectiva histórico-cultural pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Pansera-de-Araújo, Maria Cristina

Files in this item

Files Size Format View Description
Carine Magalhães Zanchi de Mattos.pdf 594.7Kb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account