A qualidade da escola brasileira em questão: reducionismos e desafios na formação docente

DSpace/Manakin Repository

A qualidade da escola brasileira em questão: reducionismos e desafios na formação docente

Show full item record

Title: A qualidade da escola brasileira em questão: reducionismos e desafios na formação docente
Author: Alves, Monica Pinz
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo analisar os desafios do mestre, o educador e a qualidade do ensino. Partindo do pressuposto que o educador é o responsável pela qualidade do ensino, pela disciplina e motivação dos alunos em sala de aula e ainda pelo sucesso ou fracasso escolar, a presente pesquisa reflete sobre as práticas discursivas existentes e consequentemente as políticas públicas brasileiras. O olhar sobre o educador brasileiro conduziu para uma breve análise do material pedagógico de informação, a Revista Nova Escola, a qual em seus periódicos apresenta modelos prontos de planejamentos e dicas para o sucesso, afirmando sempre os bons resultados possíveis de alcançar. Uma revista criada para informar torna-se para muitos professores o meio de responder suas dúvidas em relação ao “o que” e “como” ensinar, reduzindo as práticas pedagógicas a essas duas dimensões. Por isso a necessidade de lançar um olhar para o educador, sua relação com a própria aprendizagem, o cuidado de si mesmo e, assim, constatar que uma educação centrada na pessoa promove um processo para a humanização, valoriza o pensar crítico e criativo, construindo e transformando a subjetividade e obtendo qualidade no ensino.
Description: 80 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/309
Date: 2011-11-30

Files in this item

Files Size Format View Description
Monica Pinz Alves.pdf 385.3Kb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account