Avaliação da aprendizagem: um estudo do sistema de avaliação nos cursos superiores de tecnologia do Senac/Blumenau

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Avaliação da aprendizagem: um estudo do sistema de avaliação nos cursos superiores de tecnologia do Senac/Blumenau

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Title: Avaliação da aprendizagem: um estudo do sistema de avaliação nos cursos superiores de tecnologia do Senac/Blumenau
Author: Cassal, Ana Elisa
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo principal, entender a pertinência e a eficiência do Sistema de Avaliação da Aprendizagem adotado pelo Senac SC nos cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia Senac Blumenau. Para tanto, buscou esclarecimento na legislação e na História da Educação Brasileira, acerca do percurso e das intencionalidades políticas da formação profissional no Brasil, com o intuito de entender as propostas atuais da formação tecnológica nos cursos de graduação assumidos pelo Senac SC. Em outra instância, referenciou teoricamente a avaliação, a partir de autores que desde o início do século XX vêm estudando esta temática, tais como Ralph Tyler, Jussara Hoffmann, Norman Grounlund, Charles Hadjii, Regina Haydt, Cipriano Luckesi, entre outros, buscando em suas reflexões os nexos que fundamentam a proposta de avaliação adotada nos cursos superiores de tecnologia do Senac SC. Por fim, procurando entender a coerência dessa proposta na relação teoria prática, a pesquisa buscou, por meio de entrevista com alunos e professores, catalogar opiniões e compreensões acerca do processo e das metodologias adotadas. Paralelamente, investigou os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores, procurando tecer entrevistas e análises empíricas em reflexões que permitissem inferir a eficiência do sistema de avaliação adotado, por meio de focos de análise: a) compreensão do sistema de avaliação da aprendizagem, adotado na instituição pesquisada, pelos sujeitos envolvidos no processo; b) os recursos oferecidos pelos documentos institucionais para facilitar esse entendimento; c) a eficiência do sistema adotado nas práticas pedagógicas; d) a coerência entre os instrumentos avaliativos utilizados e a proposta teórica do Senac SC a luz dos pressupostos registrados nos documentos institucionais e na literatura pertinente. Os resultados da pesquisa apontam fragilidades na compreensão da proposta pelos sujeitos envolvidos, indicando a necessidade de investimento na formação continuada dos professores para que mudanças paradigmáticas possam viabilizar-se na prática.
Description: 111 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/310
Date: 2011-11-30

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Ana Elisa Cassal.pdf 558.2Kb PDF View/Open Dissertação

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