A história missioneira nos currículos escolares em São Luiz Gonzaga: contribuição na formação discente e na construção da cidadania

DSpace/Manakin Repository

A história missioneira nos currículos escolares em São Luiz Gonzaga: contribuição na formação discente e na construção da cidadania

Show full item record

Title: A história missioneira nos currículos escolares em São Luiz Gonzaga: contribuição na formação discente e na construção da cidadania
Author: Botteselle, Renato Ponte
Abstract: O presente estudo tem por objetivo verificar a metodologia do discurso missioneiro nos currículos escolares, levando-se em conta sua origem e implementação no Rio Grande do Sul, Brasil, mais especificamente na cidade de São Luiz Gonzaga, que faz parte da região denominada de Sete Povos das Missões. Para a efetivação dessa proposta, as escolas: Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe, Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Pinheiro Machado, Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio e Escola Básica da URI - São Luiz Gonzaga, servem como base para a pesquisa, a exposição e a discussão da metodologia e da hipótese de que o discurso missioneiro faz parte dos currículos escolares, ou não. Além disso, são articulados seus aspectos teóricos e conceitos referenciais, considerados relevantes para a sua fundamentação, tais como: discurso, (re)construção da identidade missioneira, folclore, cultura, lugares de memória, tradição e currículos escolares. Ao abordar tais questões, em específico o discurso missioneiro e os currículos escolares, optou-se pela utilização de autores que trabalham com o tema e servem para referenciar as análises como Arno Alvarez Kern, Stuart Hall, Edward Wadie Said e Tomaz Tadeu da Silva, entre outros. Consequentemente, o estudo dá enfoque para a reflexão acerca das possibilidades de se trabalhar a história local e regional, nas escolas, a partir do discurso missioneiro inserido nos currículos escolares. Além do tema objeto deste trabalho, tentou-se compreender também as raízes históricas da “ideologia missioneira” e sua influência na educação e formação da população local; a caracterização do “missioneiro” e sua relação com a formação do cidadão; e, por fim, o modo como o assunto aparece na educação escolar.
Description: 105 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/312
Date: 2011-11-30

Files in this item

Files Size Format View Description
Renato Ponte Botteselle.pdf 5.791Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account