Valorização do colaborador: uma análise de como as ferramentas de endomarketing são utilizadas na organização SEBRAE/RS

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Valorização do colaborador: uma análise de como as ferramentas de endomarketing são utilizadas na organização SEBRAE/RS

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Title: Valorização do colaborador: uma análise de como as ferramentas de endomarketing são utilizadas na organização SEBRAE/RS
Author: Filippin, Denise Beatriz
Abstract: Investimentos constantes no aperfeiçoamento dos colaboradores são uma exigência para empresas que desejam permanecer ativas no mercado e manter seus colaboradores envolvidos. O endomarketing é uma ferramenta que auxilia nestes processos, sempre buscando o crescimento da empresa e do funcionário, o qual deve ser o foco principal de uma organização. O SEBRAE/RS – Regional Noroeste foi a empresa escolhida para a realização deste estudo, onde foi aplicado um questionário para atingir o objetivo geral que busca verificar como acontece o endomarketing nesta empresa e identificar o grau de satisfação dos colaboradores a fim de propor sugestões de melhorias ao processo. Capítulos foram elaborados para uma melhor apresentação do estudo, onde se tem a definição do tema central, questões de estudo, objetivos a serem alcançados e tal justificativa, seguido de referencial teórico com fundamentações autorais e englobando diversos aspectos referente ao marketing interno. Em seguida, apresenta-se a metodologia e suas devidas classificações; já a análise dos dados coletados e sugestões para melhor aproveitamento das ferramentas do endomarketing dão continuidade ao trabalho. Finalizando, têm-se conclusões, referenciais bibliográficos, anexos e apêndice. Definido por Vergara (2004, p.12) “método é um caminho, uma forma, uma lógica de pensamento”, e, seguindo este raciocínio, tem-se uma pesquisa classificada como aplicada analisando a realidade e propondo soluções. Quanto à abordagem, pode ser classificada como quantitativa por apresentar gráficos, e qualitativa, por conter informações descritivas. Os objetivos apresentam-se de forma exploratória por ser uma pesquisa bibliográfica, e descritiva por conter descrição acerca das percepções dos funcionários da empresa em estudo. De caráter bibliográfico, pesquisa de campo e método por levantamento, têm-se os procedimentos técnicos. Vergara (2004, pg. 54) define que “na coleta de dados, o leitor deve ser informado como você pretende obter os dados de que precisa para responder ao problema”, portanto, a aplicação de questionário, troca de e-mails com o gestor e visita ao site institucional foram os meios utilizados para obtenção de dados importantes para desenvolver este trabalho, o qual contou com universo amostral de 23 colaboradores. Com todas as informações obtidas, pode-se identificar quais as ações de marketing interno são utilizadas pela empresa. Gráficos foram elaborados para melhor apresentação dos dados, e proposições foram feitas a fim de potencializar a utilização do endomarketing na organização. Com o retorno de 82,61% dos questionários aplicados, conclui-se que a maioria dos colaboradores é do gênero feminino, representando 84% dos respondentes. Já a faixa etária com maior índice está representada por 53%, estando entre os 20 e 29 anos; o cargo ocupado pela maioria é o de técnico de atendimento, representando 37%, seguido do cargo de estagiário, com 26%. No quesito tempo de empresa, a maioria (42%) dos respondentes, compreende de 1 a 2 anos, ou seja, estão há pouco tempo na empresa. Muitos benefícios foram apontados pelos colaboradores, como, por exemplo, vale-alimentação/refeição, o qual foi lembrado por 100% dos respondentes. Na questão direta sobre as ferramentas utilizadas pelo SEBRAE/RS, a reunião com os colegas da regional é considerada como ferramenta mais importante para a comunicação, representando 20%, destacando-se que, apesar da tecnologia disponível, o contato direto ainda é o mais eficiente; e o feedback individual foi apontado como principal ferramenta de contato via funcionário-empresa, com 29%. Tem-se uma aprovação de 95% referente à adequação de uso das ferramentas e 89% referente à comunicação dos objetivos institucionais, entendendo-se que o setor de marketing busca o melhor na interlocução entre empresa-colaborador, mas que alguns ajustes precisam ser feitos para atingir a satisfação por completo. O estímulo para crescimento profissional, a compreensão do organograma, da missão e visão organizacional são fatores essenciais para o alcance de metas, os quais são impulsionados com a conscientização da importância de cada colaborador, contemplando assim a totalidade dos respondentes que reconhecem seu valor para a empresa. No quesito comunicação interna, nota-se que 16% classificam-na como de ótima qualidade e 74% apontam a comunicabilidade como sendo boa; motivados a crescer junto com a organização tem-se 79% dos respondentes. A organização escolhida para o estudo oferece diversas oportunidades para homens e mulheres que desejam ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho, e para conquistar e manter seus colaboradores utiliza diversas ferramentas disponibilizadas pelo marketing interno. Buscando maior proximidade entre gerência e colaboradores, a empresa faz do endomarketing uma forte relação de contato, usufruindo de e-mail, intranet, reuniões, folders, banners, boletins, mural, revista e campanhas para transmitir informações pertinentes a todos. Utiliza-se também de vários benefícios, como vale alimentação/refeição, plano odontológico, vale-transporte, plano de saúde e PPR, estimulando assim o colaborador a permanecer na empresa, e, consequentemente, alcançando metas, fidelizando clientes e atingindo novos mercados.
Description: 59 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3486
Date: 2016-06-08

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Denise Beatriz Filippin.pdf 793.6Kb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

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