O tecer da docência: memórias de professora

DSpace/Manakin Repository

O tecer da docência: memórias de professora

Show full item record

Title: O tecer da docência: memórias de professora
Author: Kerber, Patrícia Simara
Abstract: Este trabalho apresenta estudo monográfico intitulado O Tecer da Docência: memórias de professora, por meio do qual narro como fui me constituindo professora. Busco nas experiências vividas desde a infância até o presente momento na universidade evidenciar o processo identitário pessoal e, principalmente, profissional forjado por muitas histórias, convívio com a família, amigos, professores, colegas de aula e de trabalho, especialmente a convivência com as crianças; estudos teóricos e práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios curriculares, bem como no trabalho como professora nos anos iniciais e na educação infantil. Experiências marcadas pela reflexão da prática educativa e concepções teóricas, pelas indagações e angústias, as quais agregaram valor ao meu fazer docente permeado pela pesquisa e escrita que possibilitam saberes docentes. Para compreender este processo dialogo com educadores, que concebem o professor como: aquele que propicia uma ação dialógica com os sujeitos que participam de sua prática educativa, reconhecendo que ao ensinar também aprende. O professor não transfere conhecimento nenhum aos educandos, todavia pela mediação pedagógica, possibilita que este construa seu próprio conhecimento, tendo como referência sua experiência e o contexto social, cultural e político. Aprendi que a educação é processo de humanização do sujeito, o qual não se dá apenas na escola e nem é tarefa apenas do professor, mas da sociedade em geral; bem como que a educação formal tem compromisso com a construção dos conhecimentos universais, sendo o professor responsável pela organização do ensino que gere aprendizagens. Concluo este estudo afirmando que narrar minhas experiências de vida e minha trajetória de formação profissional docente oportunizou-me perceber o significado de refletir sobre a formação docente, compreender que a constituição pessoal e profissional se tecem na interação com os demais sujeitos, por meio da socialização de experiências, diálogo com os conhecimentos e o contexto gerando articular teoria e prática que propicia a práxis educativa.
Description: 32 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3623
Date: 2016-08-22

Files in this item

Files Size Format View Description
Patricia Simara Kerber.pdf 439.1Kb PDF View/Open Monografia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account