A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino

DSpace/Manakin Repository

A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino

Show full item record

Title: A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino
Author: Hepp, Allan Jost
Abstract: O presente trabalho busca compreender as interações que ocorrem no cotidiano escolar, a força de modelos que atuam no âmbito de algum paradigma e a forma impregnada na sua continuidade através do estabelecimento de uma estrutura escolar definida e com ampla abrangência. A investigação objetiva, através da sustentação bibliográfica e da abordagem qualitativa − com procedimentos metodológicos de estudo de caso, a abrangência da análise documental e o registro escrito das entrevistas e observações realizadas –, delinear as formas estruturais da instituição escolar e sua sustentação de modo a identificar possíveis falhas que estariam dificultando o desenvolvimento de aprendizagens mais significativas dos participantes do processo pedagógico. Através das observações realizadas, nas afirmativas dos professores, nos dados coletados e na análise paradigmática, foi possível constatar que, basicamente, a estruturação escolar se caracteriza como sendo fragmentária e disjuntiva, não mostrando e nem refletindo a complexidade da realidade que exige cada vez mais dos sujeitos a religação dos saberes. A constatação de que a escola, nos moldes atuais, não está cumprindo com sua função de desencadear um processo de ensino-aprendizagem relacionado com a vida do educando, motivou a busca de alternativas ao atual sistema de organização educacional, realizando a análise de termos relevantes como inter, multi e transdiciplinaridade, e indicando, por fim, a forma de trabalho através de Situação de Estudo (SE).
Description: 124 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/374
Date: 2011-12-07

Files in this item

Files Size Format View Description
Allan Hepp.pdf 684.6Kb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account