Tecnologias da informação e comunicação: estudo de caso com professores de química: mais limites do que possibilidades

DSpace/Manakin Repository

Tecnologias da informação e comunicação: estudo de caso com professores de química: mais limites do que possibilidades

Show full item record

Title: Tecnologias da informação e comunicação: estudo de caso com professores de química: mais limites do que possibilidades
Author: Bourscheid, Luís Rogério
Abstract: Este trabalho refere-se: à inserção das tecnologias atuais na educação com ênfase ao uso do computador, como os professores estão se apropriando dessa nova ferramenta de ensino e como as universidades estão preparando os futuros professores para trabalharem um novo contexto social. São objetivos da pesquisa analisar pequenos programas para fins educacionais, de fácil acesso aos professores, que podem ser acessados pela Internet, investigar como os professores avaliam e percebem a formação continuada para o exercício da profissão em função dos avanços que obtêm durante a carreira, verificar como as universidades da Região do contexto da pesquisa estão formando os novos docentes para o uso da informática na educação. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa realizada através do método de observação participante. Os dados foram obtidos através de um grupo de estudo com professores de química da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, entrevistas com coordenadoras de Cursos de Química da Região e por meio de estudos bibliográficos. As informações obtidas apontaram para um despreparo dos docentes frente às novas tecnologias, a má formação continuada dos professores devido a políticas educacionais inadequadas, e a manutenção do ensino universitário ligado à modernidade que não prepara os novos professores para as mudanças sociais que se instalam.
Description: 124 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/385
Date: 2011-12-08

Files in this item

Files Size Format View Description
Luis Rogério Bourscheid.pdf 768.5Kb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account