Muito além do jardim da infância: infância, mídia e consumo

DSpace/Manakin Repository

Muito além do jardim da infância: infância, mídia e consumo

Show full item record

Title: Muito além do jardim da infância: infância, mídia e consumo
Author: Koslowski, Sirlei Rigodanzo
Abstract: Investigar a infância contemporânea e as implicações provocadas pelo avanço dos meios de comunicação de massa na educação infantil, em especial, em um grupo de crianças em idade escolar do Município de Guarani das Missões, foi o principal objetivo desta pesquisa. Tecer a teia, entrelaçar o passado com o presente buscando problematizar as transformações ocorridas com a infância mediada atualmente pelos artefatos da mídia, pelo poder da imagem, estimulando a criação de uma cultura focada no consumo infantil. Busco com auxílio dos teóricos da Sociologia da Infância e dos Estudos Culturais, baseada em estudos já realizados, perceber como as mídias influenciam na construção das identidades e subjetividades do público infantil, que ingressa na escola na contemporaneidade. A metodologia utilizada segue um viés etnográfico, onde a observação e os relatórios das visitas realizadas à turma do Jardim da Infância e a 1ª série B foram essenciais para a escrita. A escuta das vozes infantis, manifestadas através da escrita, das brincadeiras, dos desenhos, e dos artefatos infantis(roupas, calçados, material escolar, entre outros) formaram conjuntamente com os estudos realizados o suporte para a estruturação da pesquisa. A pesquisa revelou que o atravessamento da mídia no universo escolar e as possíveis conseqüências desse processo nos remetem a buscar possíveis metodologias para desvendar o enorme poder da imagem sobre os seres infantis, inclusive da pequena cidade de Guarani das Missões. A investigação aborda a cultura da imagem, da passagem, da descartabilidade e do consumo, que permeia o universo infantil contemporâneo, ocasionando mudanças nas crianças que ingressam na escola hoje. Nesse sentido, conclui-se em um primeiro momento que a mídia atravessa a cultura infantil contemporânea, moldando-a através do enorme poder das imagens transmitidas pelos meios de comunicação, incentivando as crianças a se tornarem exímias consumidoras dos artefatos infantis, o que nos leva a concluir que as crianças da contemporaneidade estão Muito Além do Jardim da Infância.
Description: 120 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/394
Date: 2011-12-08

Files in this item

Files Size Format View Description
Sirlei Rigodanzo Koslowski.pdf 4.357Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account