Muito além do jardim da infância: infância, mídia e consumo

DSpace/Manakin Repository

Muito além do jardim da infância: infância, mídia e consumo

Show simple item record

dc.contributor.author Koslowski, Sirlei Rigodanzo
dc.date.accessioned 2011-12-08T17:44:40Z
dc.date.available 2009
dc.date.available 2011-12-08T17:44:40Z
dc.date.issued 2011-12-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/394
dc.description 120 f. pt_BR
dc.description.abstract Investigar a infância contemporânea e as implicações provocadas pelo avanço dos meios de comunicação de massa na educação infantil, em especial, em um grupo de crianças em idade escolar do Município de Guarani das Missões, foi o principal objetivo desta pesquisa. Tecer a teia, entrelaçar o passado com o presente buscando problematizar as transformações ocorridas com a infância mediada atualmente pelos artefatos da mídia, pelo poder da imagem, estimulando a criação de uma cultura focada no consumo infantil. Busco com auxílio dos teóricos da Sociologia da Infância e dos Estudos Culturais, baseada em estudos já realizados, perceber como as mídias influenciam na construção das identidades e subjetividades do público infantil, que ingressa na escola na contemporaneidade. A metodologia utilizada segue um viés etnográfico, onde a observação e os relatórios das visitas realizadas à turma do Jardim da Infância e a 1ª série B foram essenciais para a escrita. A escuta das vozes infantis, manifestadas através da escrita, das brincadeiras, dos desenhos, e dos artefatos infantis(roupas, calçados, material escolar, entre outros) formaram conjuntamente com os estudos realizados o suporte para a estruturação da pesquisa. A pesquisa revelou que o atravessamento da mídia no universo escolar e as possíveis conseqüências desse processo nos remetem a buscar possíveis metodologias para desvendar o enorme poder da imagem sobre os seres infantis, inclusive da pequena cidade de Guarani das Missões. A investigação aborda a cultura da imagem, da passagem, da descartabilidade e do consumo, que permeia o universo infantil contemporâneo, ocasionando mudanças nas crianças que ingressam na escola hoje. Nesse sentido, conclui-se em um primeiro momento que a mídia atravessa a cultura infantil contemporânea, moldando-a através do enorme poder das imagens transmitidas pelos meios de comunicação, incentivando as crianças a se tornarem exímias consumidoras dos artefatos infantis, o que nos leva a concluir que as crianças da contemporaneidade estão Muito Além do Jardim da Infância. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Consumo infantil pt_BR
dc.title Muito além do jardim da infância: infância, mídia e consumo pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Weschenfelder, Noeli Valentina

Files in this item

Files Size Format View Description
Sirlei Rigodanzo Koslowski.pdf 4.357Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account