Os bancos e a responsabilidade socioambiental: estudo de caso nas Agências Bancárias da Cidade de Torres/RS

DSpace/Manakin Repository

Os bancos e a responsabilidade socioambiental: estudo de caso nas Agências Bancárias da Cidade de Torres/RS

Show full item record

Title: Os bancos e a responsabilidade socioambiental: estudo de caso nas Agências Bancárias da Cidade de Torres/RS
Author: Veiverberg, Fernando de Oliveira
Abstract: Introdução: As questões relativas ao meio ambiente é um assunto bastante preocupante nos dias de hoje, pois devido ao problema do aquecimento global as organizações estão se empenhando cada vez mais para evitar que este dano nos deixe sem saída. Para isso as empresas estão visando à responsabilidade social esperada por elas conscientizando-se melhor sobre o meio ambiente, sobre a utilização dos recursos e o destino dos resíduos. Os impactos causados pela natureza e a produção de resíduos poluidores também é um termo preocupante para as empresas, visando sua permanência no mercado. Este estudo foi realizado com o objetivo de verificar como as organizações estão se comportando socialmente diante de tal problema. Metodologia: Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário com clientes das agências bancárias da cidade de Torres/RS (Bradesco, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander), entre os dias 04 e 08 de abril de 2016. O questionário foi composto de nove questões fechadas e uma aberta, além de dados sobre o perfil do entrevistado. Também foram coletados dados nas agências bancárias locais através da aplicaçãao de um questionário com seis questões abertas. Resultados: Com base nos resultados da pesquisa percebeu-se que os clientes não possuem muito conhecimento sobre a gestão socioambiental e responsabilidade social e, em quase sua totalidade, apontaram a importância do seu banco divulgar as ações realizadas por ele neste assunto. Sobre as principais práticas de gestão ambiental e responsabilidade social que os bancos da cidade de Torres/RS realizam percebeu-se que os próprios funcionários têm dificuldade de enumerar as ações realizadas e não possuem muito conhecimentos acerca deste tema. Conclusões: É preciso realizar mais divulgação por parte das agências através de campanhas e materiais de divulgação a serem entregues nas salas de autoatendimento ou diretamente aos clientes. Por se tratar de um assunto muito importante para as grandes empresas atualmente, deve ser feito uma divulgação interna para os funcionários sobre as ações desenvolvidas pela empresa a fim de que eles possam dispor de mais informações a serem repassadas aos seus clientes.
Description: 74 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4251
Date: 2017-07-25

Files in this item

Files Size Format View Description
Fernando de Oliveira Veiverberg.pdf 994.4Kb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account