O alinhamento organizacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de gestão e a melhor governança em uma empresa do agronegócio

DSpace/Manakin Repository

O alinhamento organizacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de gestão e a melhor governança em uma empresa do agronegócio

Show full item record

Title: O alinhamento organizacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de gestão e a melhor governança em uma empresa do agronegócio
Author: Menegazzi, Jéssica Taiane
Abstract: Em cenário competitivo e de instabilidades, as empresas buscam alinhar seus processos organizacionais para manterem-se competitivas e tomar as decisões corretas. Partindo desse pressuposto, o estudo teve como objetivo analisar as dimensões do alinhamento organizacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de gestão e a melhor governança. O alinhamento foi estudado em uma empresa do agronegócio a partir da aplicação de questionários, conforme o modelo de Labovitz; Rosansky (1997) buscando analisar o nível de alinhamento e os instrumentos que a organização usa para sustentá-lo. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, com procedimentos técnicos bibliográficos, documental e estudo de caso. Dessa forma, verificou-se que na empresa pesquisada o nível de alinhamento é precário e insuficiente para considerar a empresa alinhada ao propósito central, contudo, com possibilidade potencial de melhorias. O alinhamento vertical na relação da dimensão da estratégia e das pessoas se apresenta como insipiente e pouco estruturado. No que se refere ao alinhamento horizontal, na dimensão dos processos e clientes, ficou evidenciado que os processos precisam se alinhar melhor para atender e interagir com o que o cliente necessita. Conclui-se que o estudo do alinhamento organizacional na organização propiciou a incorporação de uma importante ferramenta no apoio ao processo de gestão e enfatizou a necessidade de que a os gestores utilizem instrumentos que permitam o melhor controle, o alinhamento entre estratégia e pessoas, clientes e processos, possibilitando uma melhor governança.
Description: 21 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4347
Date: 2017-07-27

Files in this item

Files Size Format View Description
Jéssica Taiane Menegazzi.pdf 343.4Kb PDF View/Open Jéssica Taiane Menegazzi.pdf

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account