Análise do comportamento e conhecimento de produtores e consumidores quanto à rotulagem de alimentos comercializados em feira colonial no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

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Análise do comportamento e conhecimento de produtores e consumidores quanto à rotulagem de alimentos comercializados em feira colonial no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

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Title: Análise do comportamento e conhecimento de produtores e consumidores quanto à rotulagem de alimentos comercializados em feira colonial no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Author: Cruz, Camila Maders da
Abstract: O rótulo tem a função de informar as principais características sobre o produto. O objetivo do presente estudo foi avaliar o comportamento e conhecimento dos produtores e consumidores sobre os critérios exigidos nos rótulos dos alimentos comercializados na feira do município de Ijuí. Para tanto foram escolhidos aleatoriamente 110 consumidores e 33 produtores associados à feira. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário fechado. Os resultados apontaram que mais predominou foram consumidores do sexo feminino, na faixa etária entre 30-59 anos com nível de instrução ensino superior completo. Referente ao conhecimento sobre os critérios exigidos na rotulagem, os consumidores ficaram igualmente divididos, sendo que dos consumidores não conhecedor, 19,09%, possuem nível de instrução ensino superior completo. Com relação à satisfação da compra de um produto rotulado, constatou-se que 84,75% sentiam-se satisfeitos. Já aos produtores questionou-se sobre seus conhecimentos em relação os critérios exigidos na rotulagem de alimentos, onde 72,73% asseguraram que conhecem os critérios. Grande parte dos produtores alega não fazer a rotulagem, e quando a fazem referem que a responsabilidade é do produtor. Quanto à compreensão sobre a importância dos valores nutricionais em seus produtos, 84,85% declararam ser importantes. Este estudo permitiu identificar a necessidade do incentivo dos órgãos públicos para com o pequeno agricultor, de forma que seus produtos entrem no mercado formalmente, com segurança, satisfazendo seus clientes, além do mais, a qualificação do setor produtivo possivelmente trará uma maior estabilidade e lucratividade aos produtores destes alimentos, com os benefícios inquestionáveis aos consumidores.
Description: 28 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/536
Date: 2012-01-25

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CAMILA MADERS DA CRUZ - ARTIGO.pdf 274.3Kb PDF View/Open Monografia

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