A dança nos embalos da Educação Física

DSpace/Manakin Repository

A dança nos embalos da Educação Física

Show full item record

Title: A dança nos embalos da Educação Física
Author: Souza, Taísa Madiã de
Abstract: O presente estudo tem como tema, a dança como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. A dança, a expressão corporal fazem parte da nossa evolução humana, devido a isto não podemos negligenciá-la como conteúdo a ser ensinado nas escolas. Mesmo que a maioria das pesquisas sobre o ensino da dança na escola apontem para ela como um conteúdo “fantasma”, ainda assim, é possível encontrar práticas docentes que tem conseguido escrever histórias diferentes, quebrando paradigmas de que a dança deva ser sempre desenvolvida de forma tecnicista. Devido a estes fatos pretendemos identificar o que tem potencializado o trabalho dos professores e viabilizado o ensino da dança em suas aulas. Será uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa sob delineamento de estudo de campo. Os sujeitos pesquisados serão 4 professores de Educação Física, que já trabalharam com a dança em suas aulas, ambos da cidade de Santa Rosa – RS. Uma entrevista estruturada, desenvolvida pela acadêmica pesquisadora, foi aplicada com os professores e sua análise se fez pelo levantamento de dados das respostas dos pesquisados. Os resultados apresentados mostram a importância que esses professores dão a dança, assim como para outras temáticas, destacando inúmeros benefícios para os alunos neste processo de aprendizagem. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, ou superando seus próprios desafios, esses professores buscam metodologias adequadas para que a vivência seja proporcionada da melhor maneira aos seus alunos, como prevista pelos Referencias Teóricos da educação.
Description: 66 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5441
Date: 2018-11-08

Files in this item

Files Size Format View Description
Taísa Madiã de Souza.pdf 897.6Kb PDF View/Open Monografia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account