A inteligência emocional na visão de pós-graduandos do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DSpace/Manakin Repository

A inteligência emocional na visão de pós-graduandos do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Show full item record

Title: A inteligência emocional na visão de pós-graduandos do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Author: Kremer, Tatiana dos Reis
Abstract: Pessoas que possuem altos níveis de Inteligência Emocional (IE) conseguem identificar e descrever os seus e os sentimentos dos outros, além de controla-los e agir de forma inteligente e consciente, direcionando-os a fim de obter melhores resultados. Deste modo, o objetivo deste estudo é identificar se as dimensões da inteligência emocional (autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e habilidade social) estão presentes em estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu de uma Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e se há alguma relação entre a IE e o perfil da amostra. No intuito de atingir este objetivo, aplicou-se um questionário adaptado de Travis Bradberry e Jean Greaves (Bradberry e Greaves, 2016), em uma amostra de 69 estudantes de quatro Pós-Graduações distintas. Sendo uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva, quantitativa e qualitativa, e de levantamento do tipo Survey, e para análise dos dados utilizou-se o software SPSS®. A partir dos resultados obtidos percebeu-se que a maioria dos estudantes possui alta IE, sendo que a dimensão autocontrole apresentou o menor índice, e a habilidade social o maior. Além disso, também foi possível perceber algumas relações entre o perfil da amostra e a Inteligência Emocional, sendo possível afirmar que, há relação entre a idade e o curso de pós-graduação com os níveis da IE, ainda é possível afirmar que o uso de ferramentas auxilia no desenvolvimento e aumenta os níveis de IE.
Description: 25 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5649
Date: 2019-02-07

Files in this item

Files Size Format View Description
Tatiana dos Reis Kremer.pdf 775.3Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account