Abstract:
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O estudo buscou reconhecer o processo de trabalho, para consolidação da educação em saúde através práticas grupais em Estratégias de Saúde da Família dos municípios da região 13 – Diversidade. Conhecer a coordenação dos grupos, a participação da equipe e do usuário e os conceitos e noções pedagógicas que apoiam a educação em saúde. Trata-se de um estudo quantitativo qualitativo descritivo, contando com a participação de 11 profissionais da saúde. Através da aplicação de um questionário, constatou-se que todas as participantes eram do sexo feminino, entre elas 10 nutricionistas e 1 enfermeira com média de idade de 35,7 anos. Observou-se o planejamento das ações educativas em 100% das respostas, e a frequência de encontro dos grupos prevaleceu encontro semanais e mensais, evidenciando nestes o cuidado com o portador de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Na percepção das participantes sobre o tema, percebeu-se a preocupação com a saúde da população, e na questão das responsabilidades de abordagem do tema alimentação adequada e saudável prevaleceu a profissional nutricionista, sendo este assunto um tema transversal as ações educativas. As modalidades de educação mais presentes nas respostas foram as palestras, atendimento individual e as rodas de conversa, tendo como materiais de apoio para preparação o Guia Alimentar para população brasileira e os cadernos de atenção básica. Além do trabalho grupal nas ESF a intersetorialidade do cuidado aparece com a adesão do programa saúde na escola e primeira infância melhor. A relevância do trabalho desenvolvido em grupos de saúde para as participantes são a troca de afetos e experiências, aprendizado, melhoria na qualidade de vida, esclarecimento de dúvidas e otimização do tempo. |