O Jogo como recurso no ensino e na aprendizagem de conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

DSpace/Manakin Repository

O Jogo como recurso no ensino e na aprendizagem de conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Show full item record

Title: O Jogo como recurso no ensino e na aprendizagem de conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Author: Schons, Vanessa Regina
Abstract: O presente trabalho se constituiu a partir de uma pesquisa elaborada como Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Licenciatura, o qual tem por objetivo analisar de que maneira o jogo pode auxiliar na superação das dificuldades da aprendizagem do Campo Conceitual Multiplicativo. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, exploratório e descritivo. No campo teórico foram estudados diversos autores, dos quais destacam-se Smole, Diniz, Kishimoto, Moura, dentre outros. Além destes foram utilizados documentos legais como PCN (Parâmetros Nacionais Curriculares). No estudo constatou-se que a turma de alunos, sujeitos da pesquisa apresentaram dificuldades em situações problemas de análise combinatórias e dificuldades na significações do Campo Conceitual Multiplicativo, ou seja, quando expostos a situações problemas matemáticos que não envolviam o algoritmo dentro do problema ou na resolução do problema, os alunos não conseguem os resolve-los sem auxílio da professora. A utilização dos jogos permitiu a visualização destas dificuldades, bem como gerou um grande auxilio aprendizagem do Campo Conceitual Multiplicativo aos alunos, relacionando o algoritmo com situações problemas do dia a dia de seus contextos com uma forma mais descontraída e descomplicada de aprender Matemática, em especial o Campo Conceitual Multiplicativo.
Description: 36 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5847
Date: 2019-04-12

Files in this item

Files Size Format View Description
Vanessa Regina Schons.pdf 339.2Kb PDF View/Open Monografia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account