Tecnologia como relações interpessoais da criança: mudanças qualitativas na cultura

DSpace/Manakin Repository

Tecnologia como relações interpessoais da criança: mudanças qualitativas na cultura

Show full item record

Title: Tecnologia como relações interpessoais da criança: mudanças qualitativas na cultura
Author: Reghelin, Thais
Abstract: Tecnologia é um assunto atual em nossa sociedade na qual, principalmente, crianças, jovens e adultos nativos digitais desfrutam dessa ferramenta das mais diferentes maneiras. A tecnologia tem transformado qualitativamente a cultura do ser humano, visualizando como este instrumento promove na criança as relações sociais e o desenvolvimento da sua cultura. Vê-se a necessidade de analisar como a tecnologia é utilizada pelas crianças em seu ambiente familiar, os quais são mediadores de aprendizagem e acabam interferindo no processo de aprendizagem escolar. A realização da pesquisa obteve a base teórica principalmente pelos autores Cohn (2005) com os conceitos de criança produtora de cultura e Geertz (2008) refletindo sob as concepções de cultura, sendo realizado um estudo de caso em âmbito familiar, com métodos que se aproximam de uma pesquisa etnográfica, observações, anotações (diário de campo) e interações a fim de destacar como a criança utiliza a tecnologia, bem como suas reações e relações com seus familiares. Os resultados apontam que a tecnologia é perceptível na infância como instrumento de comunicação, entretenimento e de manifestações, na qual a partir desta a criança desenvolve a sua própria cultura e a apresenta diante da sociedade. A partir dessa pesquisa pode-se concluir que a tecnologia é uma porta para a criança produzir uma cultura própria com suas respectivas interpretações em relação ao seu desenvolvimento cognitivo e social acerca do mundo.
Description: 37 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5848
Date: 2019-04-12

Files in this item

Files Size Format View Description
Thais Reghelin.pdf 680.8Kb PDF View/Open Monografia

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account