A influência dos fatores da qualidade de vida no trabalho e o seu impacto no desempenho pessoal: o caso de uma instituição de ensino superior (IES/RS)

DSpace/Manakin Repository

A influência dos fatores da qualidade de vida no trabalho e o seu impacto no desempenho pessoal: o caso de uma instituição de ensino superior (IES/RS)

Show full item record

Title: A influência dos fatores da qualidade de vida no trabalho e o seu impacto no desempenho pessoal: o caso de uma instituição de ensino superior (IES/RS)
Author: Sauerssig, Rafaela Helena Sulzbach Secchi
Abstract: Este artigo tem por objetivo apresentar e discorrer sobre a importância da qualidade de vida no trabalho (QVT), seus modelos, cultura organizacional, seu impacto sobre a produtividade e a influência da motivação no desempenho do trabalhador, refletindo consequentemente na eficiência organizacional. Dessa forma, para mostrar a importância dessa temática, o trabalho mostra um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, através dos relatos dos Técnicos Administrativos, de dois setores e se concentrou na seguinte questão: de que maneira a Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho influencia no sucesso de uma organização? Nesse sentido buscou-se identificar fatores considerados favoráveis para a melhoria do desempenho no trabalho, na produtividade e motivação. Para tanto foi realizada pesquisa de campo e aplicado um questionário que serviu como instrumento de coleta de dados. A pesquisa evidencia elevado nível de satisfação para os dois Setores A e B quanto às categorias que o modelo de Walton propõe para mensurar a Qualidade de Vida no Trabalho, as quais referem-se à “compensação justa e adequada”, “utilização e desenvolvimento de capacidades” e a “relevância social da vida no trabalho”. Mas também aponta para a insatisfação em algumas categorias, para o Setor B, as quais refletem alguns indicadores que se apresentam negativamente na QVT dos funcionários em destaque para “condições de segurança e saúde no trabalho, “oportunidades de crescimento”, “integração social na organização”, “garantias institucionais” e “trabalho e espaço total de vida”. Diante dessa gama de informações faz-se perceber algumas atitudes que visam melhorar a QVT. Após análise pôde-se afirmar que a qualidade de vida no trabalho e a motivação estão diretamente ligadas a satisfação e ao bem-estar dos funcionários. A insatisfação de uma equipe de trabalho será altamente prejudicial para evolução e produtividade da organização.
Description: 23 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5886
Date: 2019-05-07

Files in this item

Files Size Format View Description
Rafaela Helena Sulzbach Secchi Sauerssig.pdf 431.8Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account