Mudança e adaptação estratégica a partir de uma estratégia de inovação

DSpace/Manakin Repository

Mudança e adaptação estratégica a partir de uma estratégia de inovação

Show full item record

Title: Mudança e adaptação estratégica a partir de uma estratégia de inovação
Author: Eismann, Patrícia
Abstract: O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar as mudanças e adaptações organizacionais ocorridas em duas empresas desenvolvedoras de software e as estratégias de inovação geradoras das referidas mudanças, considerando o período, para ambas as organizações, que começa na sua fundação e se estende até o ano de 2015. Como objetivos específicos, foram definidos: identificar e analisar as estratégias de inovação adotadas pelas empresas em seus processos de mudança e adaptação estratégica, ao longo da existência dessas empresas; analisar as razões que levaram as empresas à adoção de processos de inovação na sua estrutura organizacional e na sua dinâmica de funcionamento; explicar a forma como se sucedeu o processo de mudança e adaptação estratégica nessas organizações, considerando a inovação como elemento estratégico para o desenvolvimento destas. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como sendo um estudo de caso, do tipo descritivo, exploratório, cujo enfoque é qualitativo, em que foi utilizado como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e, compondo a fase de análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Quanto aos resultados da pesquisa, foram observados, a partir das mudanças descontínuas, períodos que se destacam por mudanças expressivas, motivadas por estratégias de inovação que possibilitaram fases de expansão e desenvolvimento e, em outros momentos, decisões de retração e reestruturação. As estratégias de cada empresa são, na maioria, voltadas para o crescimento da organização de forma sustentável, que emergiram ao longo do tempo e buscaram resultados que nem sempre foram focados na maximização dos lucros, mas na sua permanência e sobrevivência no mercado. Ao relacionar as estratégias de inovação com as mudanças ocorridas, constatou-se que existe uma relação intensa entre ambas e que poucas foram situações em que a mudança e a adaptação se sucederam sem que o novo não estivesse presente. No entanto, determinadas estratégias geraram a aplicação da inovação para a promoção da mudança, e nestas condições conseguiram acentuar e evidenciar a sua transformação. As estratégias que mais desencadearam mudanças são, em geral, emergentes e apresentam relação com o crescimento da organização.
Description: 121 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5981
Date: 2019-06-17

Files in this item

Files Size Format View Description
Patrícia Eismann.pdf 1.171Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account