Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)

DSpace/Manakin Repository

Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)

Show simple item record

dc.contributor.author Griebeler, Juliana Giacomelli
dc.date.accessioned 2019-08-06T19:46:41Z
dc.date.available 2019
dc.date.available 2019-08-06T19:46:41Z
dc.date.issued 2019-08-06
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6090
dc.description 91 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca refletir sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente de aprendizagem, com ênfase no ensino a distância. Com o avanço das tecnologias, a complexidade das relações no processo de ensino-aprendizagem também avançou, criando uma nova realidade social e educacional. Para a realização deste estudo, utilizou-se de metodologia da pesquisa bibliográfica, sendo possível compreender que a Educação a Distância proporcionou significativas mudanças no ensino, reconfigurando a prática pedagógica e demandando a construção de novas formas de promoção do aprendizado, de maneira diferenciada e, ao mesmo tempo, convergente com a educação presencial. Tendo em vista esta coexistência, diversos desafios passaram a ser enfrentados por professores, tutores e alunos: a necessidade de espaços físicos para encontros presenciais, em alguns casos, inexiste; o aprendizado se dá em conformidade com a rotina do próprio aluno; o conhecimento encontra-se disponível 24 horas por dia, e à distância de um clique. De maneira geral, conclui-se que a EAD se configura em uma modalidade de ensino que, apesar de não ser recente na sociedade, ainda carece de estudos mais aprofundados, tendo em vista a necessidade do uso de tecnologias diversas que, em muitos casos, não estão disponíveis de modo igualitário na sociedade. Desta forma, novas questões sociais (como a desigualdade digital) e educacionais (como o analfabetismo digital) surgem, ensejando, portanto, a compreensão da EAD enquanto fenômeno social e cultural. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação nas Ciências pt_BR
dc.subject Era digital pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Mundo virtual pt_BR
dc.title Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Martinazzo, Celso José

Files in this item

Files Size Format View Description
Juliana Giacomelli Griebele.pdf 1.062Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account