Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?

DSpace/Manakin Repository

Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?

Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Oneida Gonçalves dos
dc.date.accessioned 2019-08-06T23:58:41Z
dc.date.available 2018
dc.date.available 2019-08-06T23:58:41Z
dc.date.issued 2019-08-06
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6097
dc.description 102 f. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa foi desenvolvida abordando sobre Histórias de Vida e Formação de Normalistas. A escolha do assunto foi a partir da minha experiência como normalista e pela falta de contato com as colegas daquela época. A escrita baseia-se em pesquisa de nomes de formandas de 1994 de uma escola da rede pública do município de Ijuí (RS) nas redes sociais e nas respostas obtidas por meio de e-mail e whatsApp, empregados como ferramentas tecnológicas de apoio para a sua localização. O estudo tem por objetivo responder à pergunta do título da investigação “Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora?”, elucidando outras questões que venham a surgir em decorrência do desenvolvimento da pesquisa ou do processo de interação com as pesquisadas. A dissertação pretende resgatar a trajetória de vida da formação normalista e comprovar como a história de vida é importante para a formação do sujeito e escolhas profissionais, além de validar como as marcas na vida das pessoas influenciam e desencadeiam novas perspectivas; assim, ao abordar a formação inicial, estou considerando a importância para a docência. Alguns conceitos são merecedores de serem aprofundados no decorrer da escrita, pois fazem parte do contexto ao qual a formação esteve inserida, como espaço, tempo, lugar, pertencimento, memória, trajetória, formação, cultura, linguagem, docência, entre outros. Permito-me, ainda, afirmar que esta pesquisa se constituiu de “retalhos” de pessoas que passaram em minha vida, o que não menospreza o sentido da palavra, mas a profundidade de como somos constituídos a partir das interações com os sujeitos que estão ao nosso redor. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação nas Ciências pt_BR
dc.subject Histórias de vida pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Normalista pt_BR
dc.title Narrativas e trajetórias da docência: uma vez normalista, sempre professora? pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Weschenfelder, Noeli Valentina

Files in this item

Files Size Format View Description
Oneida Gonçalves dos Santos.pdf 1.194Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account