Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)

DSpace/Manakin Repository

Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)

Show full item record

Title: Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)
Author: Ziech, Márcia Eliana
Abstract: A dissertação Educação do Campo e a construção da identidade territorial do aluno da Escola do Campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS) investigou o contexto de vivências dos alunos que concluíram o Ensino Fundamental na escola do campo do distrito de Cândido Freire, no município de Giruá, no estado do Rio Grande do Sul. Estudou o currículo e sua contribuição na construção da identidade territorial e do pertencimento ao lugar de vivência. Buscou saber se a escola do campo com seu currículo, projeto pedagógico, plano de estudos, propõe um trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento da identidade e de pertencimento ao lugar, auxiliando os jovens nas suas escolhas futuras. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, pesquisa empírica e embasada teoricamente em autores que discutem o tema. A pesquisa documental analisou o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Estudos da escola. A dimensão empírica desenvolveu entrevistas com ex-alunos formados no ensino fundamental na escola e com os seus pais. As categorias de análise que emergiram das entrevistas foram estudo, propriedade, trabalho. A pesquisa concluiu que as práticas educativas da escola desencadeiam ações que desenvolvem a identidade e o desejo de pertencimento no campo. Contudo, considera-se que a ação pedagógica poderia ser mais efetiva, no sentido de trazer para as aulas a vivência das propriedades como temas para a aprendizagem dos conhecimentos científicos, aproximando o vivido nas propriedades e os saberes a serem aprendidos. Além disso, a dissertação desencadeou diversos questionamentos sobre a escola do campo, apontando para novas pesquisas.
Description: 120 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6135
Date: 2019-08-12

Files in this item

Files Size Format View Description
Márcia Eliana Ziech.pdf 1.928Mb PDF View/Open Dissertação.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account