Linguagem no processo de constituição do sujeito: implicações na formação de professores de química

DSpace/Manakin Repository

Linguagem no processo de constituição do sujeito: implicações na formação de professores de química

Show full item record

Title: Linguagem no processo de constituição do sujeito: implicações na formação de professores de química
Author: Mattos, Alex Pires de
Abstract: O estudo objetiva entender o papel da linguagem no processo de constituição do sujeito e suas implicações na formação de professores de química. Baseia-se na perspectiva históricocultural, principalmente nas contribuições de Vigotski (2008) e Leontiev (2004) sobre o desenvolvimento humano, com ênfase na função da linguagem nesse processo. Investiga as concepções de diferentes sujeitos em formação, sendo eles: professores formadores, licenciados e licenciandos em química de uma Universidade Federal do interior do Estado do Rio Grande do Sul sobre a função da linguagem no processo de constituição do sujeito e acerca do papel da linguagem química na formação docente em química. Para tanto, foram realizadas entrevistas com estes últimos e aplicados questionários semiestruturados àqueles. Para análise dos dados construídos foram utilizados princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). A partir da leitura e da análise das respostas atribuídas pelos sujeitos aos questionamentos emergiram quatro categorias, divididas em dois focos temáticos, sendo eles: desenvolvimento humano e constituição do professor de química. Compõe o foco “desenvolvimento humano” as categorias apropriação e mediação. Já o foco “constituição do professor de química” é composto pelas categorias “contextualização” e “intermediação”. É pertinente destacar que para cada categoria de análise foram elaboradas duas proposições passíveis de defesa e argumentação pelo referencial teórico e pelos dados produzidos. Os resultados sinalizam para a importância da linguagem no processo de constituição do sujeito, bem como demonstraram preocupações diferenciadas com relação à significação da linguagem química e sua contextualização nos processos de ensino e de aprendizagem.
Description: 117 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6139
Date: 2019-08-12

Files in this item

Files Size Format View Description
Alex Pires de Mattos.pdf 1.927Mb PDF View/Open Dissertação.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account