Linguagem no processo de constituição do sujeito: implicações na formação de professores de química

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Linguagem no processo de constituição do sujeito: implicações na formação de professores de química

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dc.contributor.author Mattos, Alex Pires de
dc.date.accessioned 2019-08-13T00:14:19Z
dc.date.available 2018
dc.date.available 2019-08-13T00:14:19Z
dc.date.issued 2019-08-12
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6139
dc.description 117 f. pt_BR
dc.description.abstract O estudo objetiva entender o papel da linguagem no processo de constituição do sujeito e suas implicações na formação de professores de química. Baseia-se na perspectiva históricocultural, principalmente nas contribuições de Vigotski (2008) e Leontiev (2004) sobre o desenvolvimento humano, com ênfase na função da linguagem nesse processo. Investiga as concepções de diferentes sujeitos em formação, sendo eles: professores formadores, licenciados e licenciandos em química de uma Universidade Federal do interior do Estado do Rio Grande do Sul sobre a função da linguagem no processo de constituição do sujeito e acerca do papel da linguagem química na formação docente em química. Para tanto, foram realizadas entrevistas com estes últimos e aplicados questionários semiestruturados àqueles. Para análise dos dados construídos foram utilizados princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). A partir da leitura e da análise das respostas atribuídas pelos sujeitos aos questionamentos emergiram quatro categorias, divididas em dois focos temáticos, sendo eles: desenvolvimento humano e constituição do professor de química. Compõe o foco “desenvolvimento humano” as categorias apropriação e mediação. Já o foco “constituição do professor de química” é composto pelas categorias “contextualização” e “intermediação”. É pertinente destacar que para cada categoria de análise foram elaboradas duas proposições passíveis de defesa e argumentação pelo referencial teórico e pelos dados produzidos. Os resultados sinalizam para a importância da linguagem no processo de constituição do sujeito, bem como demonstraram preocupações diferenciadas com relação à significação da linguagem química e sua contextualização nos processos de ensino e de aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências humanas. pt_BR
dc.subject Educação. pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Humano. pt_BR
dc.subject Linguagem Química. pt_BR
dc.subject Formação de Professores. pt_BR
dc.title Linguagem no processo de constituição do sujeito: implicações na formação de professores de química pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Frison, Marli Dallagnol

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Alex Pires de Mattos.pdf 1.927Mb PDF View/Open Dissertação.

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