Contribuições do estágio supervisionado, do PIBID e da residência pedagógica no processo de formação inicial de professores

DSpace/Manakin Repository

Contribuições do estágio supervisionado, do PIBID e da residência pedagógica no processo de formação inicial de professores

Show full item record

Title: Contribuições do estágio supervisionado, do PIBID e da residência pedagógica no processo de formação inicial de professores
Author: Fontoura, Julia Figueira
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre as experiências pedagógicas vividas durante o estágio supervisionado, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica, em uma escola da rede pública de ensino do município de Ijuí, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso. Os dados produzidos emergiram de reflexões, registradas em diário de bordo, durante a minha formação inicial com destaque para os três momentos de interação (intervenções) com instituições de ensino. Do estágio em Biologia no Ensino Médio posso destacar a marcante interação entre alunos e professores reforçando a importância da afetividade no processo formativo dos professores. Do programa de iniciação à docência enfatizo o sentimento de pertencimento àquele espaço como sujeito formador, aprimorando o nosso fazer pedagógico. E, por fim, da Residência Pedagógica, destaco as reflexões viabilizadas pelo programa, uma vez que objetiva promover a adequação dos currículos em função de uma Base Nacional Comum Curricular, tornando este um desafio para os sujeitos formadores envolvidos.
Description: 29 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6163
Date: 2019-09-04

Files in this item

Files Size Format View Description
Julia Figueira Fontoura.pdf 605.9Kb PDF View/Open Monografia.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account