O papel atribuído às mulheres nos comerciais televisivos : uma análise discursiva e cronológica

DSpace/Manakin Repository

O papel atribuído às mulheres nos comerciais televisivos : uma análise discursiva e cronológica

Show full item record

Title: O papel atribuído às mulheres nos comerciais televisivos : uma análise discursiva e cronológica
Author: Agostini, Joana
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise discursiva com o intuito de refletir sobre a questão das construções do discurso em torno da representação da mulher e da desigualdade de gênero em diversos aspectos existentes há tempos, na sociedade. Para realizar esta análise, foi preciso um embasamento teórico que englobou autores como Barthes (1982), Cobra (1990), Kotler (2000), Pêcheux (1975, 1990 e 2001), Pereira (2006), Randazzo (1996), Teles (1999) e Orlandi (2002). O trabalho se encontra dividido por subtítulos; no primeiro são apresentados alguns conceitos sobre a Análise do Discurso (AD) na interface da vertente francesa. Além disso, salienta-se um estudo sobre as relações de gênero e a questão do feminino no espaço midiático. Para estruturar a análise, foi feito um estudo sobre o movimento feminista e, por fim, uma análise de algumas propagandas com base nos estudos da AD. Por fim, o estudo em questão mostra quais são as Formações Discursivas (FD) materializadas no texto das propagandas e também verifica que, com o passar dos anos, algumas mudanças aconteceram no âmbito das propagandas, porém, o modo tradicional de criá-las ainda impera.
Description: 23 f.
URI: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6169
Date: 2019-09-04

Files in this item

Files Size Format View Description
Joana Agostini.pdf 641.1Kb PDF View/Open Monografia.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account