Associação do nível de prática de atividade física com os indicadores de aptidão física relacionada à saúde na educação física escolar

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Associação do nível de prática de atividade física com os indicadores de aptidão física relacionada à saúde na educação física escolar

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Title: Associação do nível de prática de atividade física com os indicadores de aptidão física relacionada à saúde na educação física escolar
Author: Lima, Jean Fortes de
Abstract: O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre os níveis de atividade física habitual (inativos, pouco ativos, moderadamente ativos e muito ativos) e os indicadores de aptidão física relacionada à saúde dos alunos matriculados nas séries finais da Esc ola Municipal de Ensino Fundamental Nenê Boava, do município de Dois Irmãos das Missões/RS, entre 11 e 16 anos de idade, de ambos os sexos, participantes das aulas de Educação Física da escola. A amostra desse estudo foi composta por 32 alunos, send o 56,25% (n=18) do sexo masculino e 43,75% (n=14) do sexo feminino. Foi utilizada a metodologia descritiva e de campo, sendo analisadas as seguintes variáveis: nível de atividade física habitual (inativo, pouco ativo, moderadamente ativo e muito ativo); composição corporal (IMC); resistência cardiorrespiratória (corrida/caminhada de 9 minutos); força/resistência muscular (abdominais em 1 minuto); e flexibilidade (teste de sentar-e-alcançar). Considerando os níveis de prática de atividades físicas dos alunos, bem como, os resultados dos mesmos nos testes de aptidão física relacionada à saúde, evidenciou-se que os alunos, sobretudo do sexo feminino da população estudada, estão bem mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças crônico não -transmissíveis, visto que boa parte dos mesmos possui estilos de vida sedentário (pouco ativo), bem como, não se classificaram dentro da ZSApFRS nos testes ApFRS. De fato, bons níveis de atividade física são extremamente importantes para o desenvolvimento dos indicadores de ApFRS, mas, não podem ser os únicos responsáveis pelas mudanças favoráveis dos mesmos. Portanto, acredita-se que o papel da Educação Física escolar deve ser o de habilitar os alunos à prática de atividades físicas, fornecendo subsídios e encorajando -os à adoção de estilos de vida ativa e levando-os a compreender os múltiplos fatores que levam à inatividade física ou a baixos níveis de atividade física, a fim contribuir para o entendimento da relação entre atividade física, aptidão física e saúde, bem como, para o desenvolvimento de estilos de vida ativa para todos.
Description: 112 f.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/811
Date: 2012-07-23

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