O padrão tecnológico na produção de leite e o desenvolvimento rural: uma análise baseada nos sistemas de produção do munícipio de Ijuí (RS)

DSpace/Manakin Repository

O padrão tecnológico na produção de leite e o desenvolvimento rural: uma análise baseada nos sistemas de produção do munícipio de Ijuí (RS)

Show full item record

Title: O padrão tecnológico na produção de leite e o desenvolvimento rural: uma análise baseada nos sistemas de produção do munícipio de Ijuí (RS)
Author: Oliveira, Angélica de
Abstract: Por meio de uma política de preços relacionada com a escala de produção, as empresas lácteas estão forçando os agricultores a adotarem um padrão tecnológico baseado em sistemas de produção altamente intensivos em escala e rendimento. Essa orientação está levando a uma redução do número de agricultores produtores de leite, os quais não possuem condições de aderir a estas exigências. O estudo tem como objetivo analisar a contribuição da atividade leiteira no desenvolvimento rural no noroeste do Rio Grande do Sul, avaliando a possibilidade de uma política de desenvolvimento baseada na produção de leite socialmente mais inclusiva e economicamente mais produtiva. Para conhecer e compreender a dinâmica da agricultura da região noroeste do Rio Grande do Sul utilizou-se o método de Análise-Diagnóstico no município de Ijuí/RS, onde foram identificados cinco tipos de agricultores que possuem a bovinocultura de leite presente nos sistemas de produção. A partir dessa análise, foi utilizada a programação matemática para realizar a modelagem dos sistemas de produção e verificar o potencial de produção e as possíveis modificações do sistema, sugeridas na solução dos modelos formulados para maximizar o resultado econômico dos diferentes tipos de agricultores. Verificou-se que a recomendação das indústrias não é a melhor alternativa para o desenvolvimento rural, pois quando se analisa as especificidades e as condições de produção de cada tipo de agricultor observa-se que cada sistema apresenta condições diferenciadas e por isso não é possível recomendar um único modelo de desenvolvimento. De acordo com os modelos pode-se afirmar que a maioria dos agricultores familiares está produzindo muito próximo do potencial indicado e que, um aumento na escala e rendimento, além de não ser possível devido suas condições específicas de produção, não seria economicamente vantajoso para estes agricultores. Os resultados das simulações também evidenciam que a produção com escala e rendimentos muito elevados, como acontece nos sistemas de produção dos agricultores patronais, só é viável se os preços pagos aos produtores forem mais elevados do que os preços pagos à grande massa dos agricultores familiares.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/87
Date: 2011-09-19

Files in this item

Files Size Format View
Angelica de Oliveira.pdf 1.462Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account