Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/442
Navegar
Navegando Matemática por Autor "Campos, Claudia Fatima de Matos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Número racional na representação fracionária: entendimentos produzidos por alunos da educação básica(2013-12-20) Campos, Claudia Fatima de MatosO presente artigo constitui-se a partir de pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas, tem como objetivo investigar os entendimentos que os alunos da Educação Básica apresentam acerca dos números racionais na representação fracionária, envolvendo os cinco significados. Os dados empíricos foram produzidos por meio de questões desenvolvidas com uma turma de alunos do 1° ano do ensino médio, em uma escola da rede Estadual de Ensino no Município de Panambi/RS. Os dados foram organizados em quadros e analisados a partir de proposições e ideias apresentadas por Nunes e Bryant (1997), Nunes et al (2003), Campos e Magina (2005), Merlini (2005), Brasil (1998), Brasil (1997), Referencial Curricular (2009) e Silva (2005), a partir de unidades de análises que consideram os significados para os números racionais na representação fracionário: parte–todo, quociente, medida, operador multiplicativo e número. A análise permitiu apontar que os alunos apresentam entendimentos frágeis em relação ao conceito dos números racionais na representação fracionária e que a ideia de dupla contagem se mostra presente em várias situações propostas.