MBA Marketing e Comunicação Digital
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/3055
Navegar
Navegando MBA Marketing e Comunicação Digital por Autor "Santos, Gelson dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O Perfil do Consumidor de Pescado na Cidade de Santa Rosa - RS(2017-08-28) Santos, Gelson dosO presente artigo foi elaborado buscando explicitar o perfil do consumidor de pescado na cidade de Santa Rosa, com o intuito de perceber quais fatores influenciam a escolha do pescado, quais locais o consumidor procura no momento da compra e quais atributos conhece ou busca encontrar nos produtos que adquire. O mercado de peixes e frutos do mar tem crescido exponencialmente e as demandas em busca destes produtos aumentam a cada dia. O Brasil é um grande produtor de pescado, mas isso não é suficiente para que a população brasileira consuma o pescado no mesmo volume que produz. As variáveis que influenciam o processo de decisão para a aquisição do pescado são diversas, podendo citar a exigência dos consumidores, a dificuldade em encontrar locais especializados na venda destes produtos, a dificuldade no preparo, o gosto pessoal, entre outros. Todavia, um dos fatores que mais condiciona a compra de peixes e frutos do mar é o custo. Consumir peixes diariamente ou mesmo algumas vezes durante a semana torna-se inviável para algumas famílias, pois alguns cortes de peixe chegam a custar de quatro a cinco vezes mais caro por quilo do que a carne bovina, suína ou de frango. Mas custos a parte, sabe-se que outros tipos de carne não oferecem os mesmos benefícios a saúde daqueles que a consomem como o peixe e esse é um fator preponderante. Para atingir os objetivos deste artigo foi realizada uma pesquisa de cunho exploratório e de caráter quantitativo, visando evidenciar o perfil do consumidor em questão. Com base nela, pode-se concluir que há um grande mercado a ser explorado e as demandas somente tendem a aumentar, e tanto o fornecedor quanto o varejista do remo de pescado, se investirem em marketing e divulgação de seus produtos, bem como dos atributos inerentes ao mesmo, somente têm a ganhar.