Navegando por Autor "Maroski, Marcelo Wachter"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Modelagem matemática da eficiência térmica da soldagem a arco elétrico utilizando redes neurais artificiais(2021-11-29) Maroski, Marcelo WachterO presente Trabalho de Dissertação de Mestrado trata do problema da estimativa da e ciência térmica da soldagem a arco elétrico, especialmente em relação ao processo gas metal arc welding. Apesar de ser um parâmetro de grande relevância para diferentes aspectos da soldagem, a e ciência é, muitas vezes, determinada a partir de valores tabelados pelas normas técnicas, o que pode acabar prejudicando as análises metalúrgicas, visto que esses valores nem sempre conseguem contemplar todas as variações possíveis nos parâmetros de solda. Assim, neste Trabalho de Dissertação, a e ciência foi estimada de maneira experimental, por meio de um calorímetro de uxo contínuo de água. Os dados obtidos nos ensaios foram analisados em relação à presença de calor residual e, em seguida, utilizados nos cálculos de aporte térmico e e ciência. A partir dos mesmos dados experimentais, é proposto o desenvolvimento de um modelo matemático de rede neural arti cial, para ser utilizado em conjunto com o calorímetro, a m de se obter uma estimativa prévia da e ciência e evitar despesas com ensaios experimentais que produziriam resultados abaixo do ideal. O modelo matemático proposto foi validado por meio do método k-fold cross-validation e apresentou baixo erro relativo médio, embora tenham sido observadas algumas instabilidades nas saídas calculadas pelo modelo, o que indica a necessidade de aprimorá-lo em trabalhos futuros.Item A Teoria das Affordances como ferramenta de análise para uma proposta de ensino de vetores utilizando o software GeoGebra(2019-01-04) Maroski, Marcelo WachterO presente artigo foi desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), com o objetivo de investigar como o docente, ainda que em processo de formação inicial, percebe as possibilidades oferecidas pelas ferramentas do software GeoGebra. Para a coleta dos dados empíricos, recorreu-se à colaboração de uma acadêmica do curso de Matemática – Licenciatura da UNIJUÍ, solicitando que ela representasse no GeoGebra algumas situações que consideravam o tratamento dado aos vetores pela Geometria Analítica. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se, principalmente, a Teoria das Affordances, apresentada por Gibson (1986), procurando demonstrar que os seus elementos, associados aos conhecimentos profissionais do professor de Matemática, de acordo com as ideias de autores como Mishra e Koehler (2006), Olofson, Swallow e Neumann (2016) e Palis (2010), possuem grande relevância em uma proposta de ensino que considera a utilização de recursos tecnológicos digitais, permitindo, assim, que o docente utilize de forma adequada a tecnologia a sua disposição.