Navegando por Autor "Rodrigues, Natália Batista"
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- ItemReflexos da Covid no teletrabalho e no ensino remoto emergencial em instituições privadas de ensino superior no Estado de Minas Gerais(2023-07-28) Rodrigues, Natália BatistaA presente pesquisa tem por objetivo investigar os reflexos da covid-19 no teletrabalho, e no ensino remoto emergencial, em instituições privadas de ensino superior no estado de Minas Gerais. O estudo trata dos casos específicos da Faculdade Única de Ipatinga, Faculdade Única de Contagem e do Instituto Superior de Educação Ibituruna, a partir de entrevistas junto aos técnicos administrativos, alunos, docentes e seus gestores. O estudo parte de uma perspectiva qualiquantitativo, pautado na triangulação de dados, mediante questionários e entrevistas semiestruturados que, cotejados com documentos institucionais e oficiais, ensejam problemáticas e questões gerais sobre a experiência do teletrabalho e do ensino remoto emergencial. A pesquisa identificou possibilidades de ampliarem as investigações sobre atividades que compõem as universidades, especialmente, frente as preocupações da qualidade do ensino remoto. Para os alunos, esse ambiente dificulta a interação social, conexão com os colegas e professores, desafios em manterem-se motivados, com foco no aprendizado remoto. Por outro lado, a pesquisa indica que os estudantes perceberam a flexibilidade do ensino remoto, o uso de ferramentas digitais, porém, preferem aulas presenciais. O grupo de técnicos-administrativos apresentou interesse na expansão de suas atividades remotas no pós-pandemia, no entanto apresenta receios quanto as leis do trabalho. Os docentes enfrentam desafios no campo tecnológico, as vivências acadêmicas apresentaram desafios de interação, com pouca perspectiva para com o ensino a distância. Os gestores tiveram que lidar com uma série de desafios e tomar decisões rápidas para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários, ao mesmo tempo em que tinham a tarefa de manter as instituições funcionando com suas atividades acadêmicas. Por fim, mapear e verificar os reflexos da covid-19 no teletrabalho, no ensino remoto emergencial em instituições privadas de ensino superior, é um fenômeno ainda recente, que necessita suporte tecnológico, de novos processos pedagógicos e administrativos.