Navegando por Autor "Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter"
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Item Estilos e coletivos de pensamento das pesquisas de educação em saúde na escola (2005 a 2015)(2019-08-07) Schwingel, Tatiane Cristina Possel GreterO trabalho considerou as pesquisas sobre a Educação em Saúde (ES) na escola, publicadas em periódicos e acervos eletrônicos de cursos de graduação e pósgraduação indexados na base de dados do Scielo e do Portal da Capes, de 2005 a 2015. A epistemologia de Ludwig Fleck (2010) serviu para analisar as contribuições dos autores das publicações sobre a ES, apresentadas nos textos coletados, para assim identificar os estilos e coletivos de pensamento advindos do estudo do tema. Com base na leitura das produções acadêmicas coletadas, e por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2007) e da ferramenta ATLAS TI7 foram identificadas 30 temáticas de estudo. A pesquisa permitiu reconhecer um grande grupo de autores dos trabalhos publicados que ao mesmo tempo são referenciados e compõem os eixos principais de análise. Tais referenciais formaram 19 coletivos de pensamento referidos pelos termos: Promoção, Qualidade, Consciência, Escola, Comportamento, Saudável, Estratégias, Formação, Social, Professor, Currículo, Biológico, Políticas, Cuidado, Individual, Prevenção, Profissional, Conceitos, Inter Setorial. A elaboração de categorias acerca da Educação em Saúde na escola, demonstrada neste trabalho, originou-se das pesquisas acerca da ES com intenção de discutir o contexto da escola, rever os conceitos estabelecidos e identificar outros. Os resultados produzidos demonstram que há preocupação em estabelecer outros olhares, que apontem novas perspectivas, vislumbrando a escola como capaz de ressignificar a ES, fomentando os saberes e os fazeres dos sujeitos. Assim, apontamos a necessidade de mais estudos sobre a Educação em Saúde na escola com base em Fleck (2010), para que seja possível reconhecer os coletivos de pensamento e seus estilos de pensamento constituídos pelos pesquisadores da ES e ainda as possíveis modificações do conhecimento da área.Item Potencialidade de grupos formativos para a constituição profissional docente: compreensões de educação em saúde articuladas ao currículo escolar(2021-09-30) Schwingel, Tatiane Cristina Possel GreterA pesquisa da tese perpassa pelo campo de estudo da educação em saúde (ES) e suas interfaces, no currículo escolar e formação de professores. O problema orientador de pesquisa foi: quais compreensões de educação em saúde são expressas por professores em processo de formação inicial e continuada, e que estratégias promotoras de saúde se articulam ao currículo escolar na constituição profissional docente? Constituiu-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso (EC), em dois grupos formativos (GF) sobre ES, na escola: a) em formação inicial com 23 licenciandos e, b) em formação continuada, com 32 professores em atuação na educação básica. O processo de investigação considerou o estudo e análise dos processos formativos docentes no desenvolvimento do currículo escolar promotor de saúde. Para tanto, os instrumentos utilizados na coleta e sistematização dos dados foram: registros, em áudio-gravações, dos encontros formativos (EF), reflexões registradas, nos Diários de Bordo (DB) e concepções dos professores participantes expressas, nos questionários investigativos, e as propostas curriculares das instituições dos participantes. Como resultados do estudo investigativo, consideramos que a pesquisa trouxe resultados significativos, que podem ser considerados como pontos importantes para as áreas de conhecimento da ES, da formação de professores e dos estudos de currículo. Podem contribuir com reflexões e ações de sujeitos mais críticos/reflexivos na abordagem do tema, na produção do currículo acadêmico profissional e escolar, na constituição docente, em ES, pela reflexão de suas práticas pedagógicas, na abordagem da ES na formação escolar e a aprendizagem dos estudantes, para a constituição de sujeitos e comunidades conscientes sobre os estilos e as condições de vida que são promotoras de saúde, de qualidade e bem estar individual e social. Analisando os enfoques e abordagens de ES, reconhecemos a existência de práticas educativas em ES que pressupõe a participação do sujeito, em atividades que envolvam premissas como acessar, interpretar, avaliar e utilizar as informações de ES. Percebemos que as compreensões dos professores acerca da ES, se relacionam aos domínios da prevenção, promoção e cuidados de saúde. Verificamos que são múltiplos e de diferentes origens, os saberes que circundam as concepções formativas e as práticas pedagógicas dos professores em relação às questões de ES. De maneira geral percebemos que existe um entendimento compartilhado entre os professores em formação inicial e continuada, no que diz respeito ao reconhecimento da importância do trabalho pedagógico com o tema da ES. Entendemos que muitas coisas foram ditas, pensadas, discutidas e tematizadas ao longo dos encontros formativos sobre ES na escola, entre as quais julgamos destacar a potencialidade formativa que os GF em ES na escola representam nesta pesquisa. Destacamos que os resultados da tese fomentam a: (i) aprofundar as abordagens de ES nos currículos de formação inicial e programas de formação continuada de professores, (ii) assumir um posicionamento crítico no currículo acadêmico e escolar, sobre os conceitos e modelos de ES (esclarecendo as compreensões teóricas), (iii) valorizar as competências e habilidades (saberes docentes) profissionais de professor, (iv) desenvolver iniciativas formativas associadas ao trabalho colaborativo em grupos de estudo, (v) considerar as práticas e estratégias de ES na escola, a partir do desenvolvimento da autonomia, da reflexão crítica, da avaliação e capacidade de escolhas conscientes em relação aos estilos de vida saudáveis, (vi) planejar metas compartilhadas entre educação e saúde para um trabalho intersetorial na escola, (vii) considerar as legislações e políticas relacionadas ao desenvolvimento da ES na escola, como o PSE, (viii) ampliar a participação da comunidade escolar para a definição das dimensões de ES na escola, (ix) integrar efetivamente as iniciativas dos setores e profissionais da saúde nos processos pedagógicos sobre ES na escola e (x) tornar o ambiente escolar e formativo docente, espaço de promoção da saúde e bem estar individual e coletivo. Ao fim do caminho, percebemos aspectos que não consideramos e que se configuram como desdobramentos interessantes na composição de análises mais abrangentes. Julgamos que a mesma temática pode ser novamente considerada e investigada, a partir de novos e diferentes referenciais teóricos, a fim de trazerem novas interpretações e argumentações sobre a relação entre ES, formação de professores e desenvolvimento do currículo escolar.